O lugar de Chainho, na freguesia de Penacova, é o primeiro no município a receber o “Condomínio da Aldeia”. Um projeto financiado pelo Fundo Ambiental que pretende tornar a presença humana em espaço rural mais resiliente e mais segura face ao risco de incêndios rurais.
Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova disse que “o Chainho é agora uma aldeia mais protegida contra o risco de incêndio rural. A criação de um anel de segurança, a conversão de vários hectares de floresta, substituindo o eucalipto por espécies autóctones como a oliveira e o carvalho e a instalação de kits de primeira intervenção, são no seu conjunto medidas que vão aumentar a segurança dos moradores.”
“Este é um projeto que exige continuidade e a colaboração de todos, pois só assim se tornará eficaz”, sublinhou o autarca, que espera que agora que o projeto nasceu, outros proprietários acabem por colaborar.
“A lógica do Condomínio de Aldeia passou também pela recuperação de caminhos florestais, de um fontanário e alguns pontos de água”, lembrou Miguel Assis Marques, coordenador municipal de Proteção Civil.
Em simultâneo com o “Condomínio de Aldeia”, o Chainho passou também a estar abrangido pelo programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. À entrada da localidade está visível um mapa explicativo com o plano de evacuação e local de abrigo em caso de incêndio. O oficial de segurança local é o morador, Joaquim Esteves Amaral, que em caso de necessidade, será o elo de ligação entre os habitantes da aldeia e a Proteção Civil.
Na apresentação do “Condomínio de Aldeia” estiveram representantes de várias entidades que colaboraram na implementação do projeto: Bombeiros Voluntários de Penacova, ADESA, Junta de Freguesia de Penacova, Sapadores Florestais, para além de alguns proprietários e moradores.
O “Condomínio de Aldeia” avança em breve para Lorvão e para a Aguieira, tendo o município submetido candidaturas para mais seis localidades.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.