Paris vai ter a maior quinta urbana do mundo

Paris vai ter a maior quinta urbana do mundo

Paris vai ter uma quinta urbana com 14 mil metros quadrados onde vão ser cultivadas mais de 30 espécies de plantas diferentes e colhidos cerca de 1000 kg de hortofrutícolas todos os dias. De acordo com o britânico The Guardian, esta quinta será instalada no topo de um edifício com seis andares e pretende ser a maior exploração urbana do mundo.

O projeto, que inclui a construção do edifício e da quinta, deverá estar concluído no início do próximo ano, num investimento total de 500 milhões de euros. “O objetivo é tornar a quinta num modelo reconhecido mundialmente pela produção sustentável”, explica Pascal Hardy, fundador da Agripolis, empresa de agricultura urbana responsável pelo projeto. “Vamos usar produtos de qualidade, cultivados em linha com os ciclos da natureza, e tudo no coração de Paris”, acrescenta.

A quinta terá ainda o seu próprio restaurante e bar, com capacidade para cerca de 300 pessoas.  “Os nossos produtos frescos serão usados ​​para alimentar os habitantes em todo o sudoeste da cidade — seja diretamente, através de cabazes de alimentos, ou lojas, hotéis e cantinas — ajudando a reduzir as food miles. Além disso, não usaremos pesticidas ou produtos químicos, pelo que a quinta será um paraíso para a biodiversidade”, acrescenta Pascal Hardy.

A agricultura urbana é uma tendência que tem vindo a crescer um pouco por todo o mundo. Um estudo recentemente publicado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa mostra que a agricultura urbana que utiliza apenas desperdício alimentar e resíduos verdes como fertilizante pode ser uma solução para nos alimentarmos no futuro.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Comissão Europeia autoriza dez produtos geneticamente modificados
Próximo Ya hay precios de almendra de la nueva cosecha en Albacete

Artigos relacionados

Últimas

A importância crescente da dinamização de investimento empresarial no interior

A criação de um contexto favorável de investimento no interior constitui uma prioridade do Governo, visando o crescimento económico sustentável através da criação de postos de trabalho. […]

Últimas

João Ponte anuncia novo concurso do VITIS este ano no valor de quatro milhões de euros

O secretário regional da Agricultura e Florestas anunciou esta quarta-feira, na cidade da Horta, que vai ser aberto, ainda este ano, […]

Últimas

Vice-ministro da Agricultura da China eleito para dirigir a FAO

Qu Dongyu sucederá a Graziano Silva na direcção da FAO a partir de 1 de Agosto

O vice-ministro da Agricultura da China, […]