A Parceria Agroecology acabou de lançar o pré-anúncio para o primeiro concurso de financiamento de projetos, com o tema ”Fostering agroecology at farm and landscape levels”. O objetivo deste concurso é financiar projetos transdisciplinares de investigação e inovação (I&I) que abordem a transição agroecológica de sistemas agrícolas convencionais e orgânicos.
O concurso, com duas fases, abrirá em fevereiro de 2024, em dia a indicar. A primeira fase, de submissão de pré-propostas, decorrerá até abril. As pré-propostas convidadas a submeter propostas completas poderão fazê-lo na segunda fase, até setembro do próximo ano.
Segundo o pré-anúncio do concurso, os projetos deverão estudar e implementar a agroecologia em duas escalas geográficas:
- de exploração e sua envolvente imediata (tema 1);
- paisagística ou territorial (tema 2).
As propostas deverão evidenciar uma abordagem multidisciplinar e integrada seguindo uma perspetiva multissetorial e uma visão europeia e global. As questões de I&I abordarão as necessidades reais dos stakeholders envolvidos em processos de cocriação, juntamente com os utilizadores finais, e integrarão os seus conhecimentos práticos.
Será disponibilizada em breve mais informação sobre o concurso no website da FCT.
Mais informações e contactos poderão ser encontrados na página da Parceria (disponível em breve) e na página da FCT dedicada à parceria Agroecology.
A Parceria Agroecology
A Parceria Europeia cofinanciada Agroecology, European Partnership on Accelerating Farming Systems Transition: Agroecology Living Labs and Research Infrastructures, representa um esforço europeu de investigação e Inovação em grande escala no apoio ao setor da agricultura, nos seus principais objetivos e desafios, segundo uma abordagem de agroecologia.
Esta parceria será cofinanciada em 50% pela Comissão Europeia e terá uma duração de sete anos. Participam na Agroecology 70 parceiros (agências de financiamento e instituições de investigação) de 26 países, que propõem contribuir com um montante aproximado de 60 milhões de euros. O orçamento total estimado será cerca de 120 milhões de euros.
Fonte: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.