Até 19 de janeiro, os portugueses são convidados a escolher a árvore do ano que, depois, será candidata a árvore europeia.
A mais velha árvore de Portugal, conhecida como a “Oliveira do Mouchão”, é uma das candidatas à eleição da “Árvore Europeia de 2022”.
Neste momento, está a decorrer o concurso que vai eleger a árvore do ano em Portugal e a vencedora competirá, depois, com outras, a nível europeu.
A árvore mais antiga de Portugal está ainda classificada como Arvoredo de Interesse Público e Árvore Monumental de Portugal pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e está situada no concelho de Abrantes.
Tem 3.350 anos, um perímetro base de 11,2 metros, um perímetro à altura do peito de 6,5 metros e uma altura de tronco até às primeiras pernadas de 3,2 metros.
Segundo a UTAD, que a classificou em 2015, a árvore “mais velha do que a idade de Cristo, contemporânea de Fenícios, Celtiberos e Romanos, continua a produzir azeitona como na flor da juventude, apesar do tronco carcomido pelas inclemências do […]