A Agência de Saúde e a Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá acabam de aprovar a soja HB4, geneticamente modificada para ser tolerante à seca e a herbicidas. A produção desta variedade de soja já tinha sido aprovada nos EUA, Brasil, Argentina e Paraguai, representando, agora com o Canadá, 85% da área mundial de cultivo de soja.
Chegou ao fim o processo de revisão regulatória da soja HB4 no Canadá. Esta variedade de soja geneticamente modificada (GM) para tolerar a seca e os herbicidas foi aprovada para produção pelas agências canadenses de Saúde e de Inspeção de Alimentos.
Com aproximadamente 2,5 milhões de hectares cultivados todos os anos e rendimentos muitas vezes abaixo de três toneladas por hectare, as regiões de produção de soja no sul do Canadá reunem as caraterísticas adequadas para a soja HB4.
Atualmente, esta variedade de soja GM está aprovada para produção nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Paraguai, representando, em conjunto com o Canadá, 85% da área mundial dedicada à cultura.
Mais informações aqui.
O artigo foi publicado originalmente em CiB - Centro de Informação de Biotecnologia.