OE2020: Despesa do Ministério da Agricultura sobe para 1.175,3 milhões de euros

OE2020: Despesa do Ministério da Agricultura sobe para 1.175,3 milhões de euros

O Ministério da Agricultura terá 1.175,3 milhões de euros para gastar em 2020, um aumento de 26,9% face à estimativa de 2019, o que equivale a mais de 249 milhões de euros.

“A despesa total consolidada do programa agricultura ascende a 1.175,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 26,9% em relação à estimativa para 2019, equivalente a 249,1 milhões de euros”, lê-se no Relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Segundo este documento, o subsetor Estado evidencia um aumento de 15,5%, “acréscimo de 50 milhões de euros, repartido entre dotações do Orçamento do Estado afetas ao orçamento de atividades de serviços da administração direta do Estado”, bem como de serviços e fundos autónomos, onde se inclui a consignação da receita do imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).

A receita do ISP consignada ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) “destina-se ao financiamento de projetos de apoio à agricultura e pesca”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e Mar 2020.

Por sua vez, o “financiamento do subsetor Estado por via de receitas consignadas tem um incremento de 76,4%, mais 45,6 milhões de euros”, com a predominância do financiamento por via de fundos comunitários.

Já o orçamento de projetos revela um aumento de 15,3 milhões de euros (17,3%), “com predominância nas dotações do Orçamento do Estado destinadas ao IFAP”.

O Governo entregou, esta segunda-feira, na Assembleia da República a proposta do OE2020, na qual prevê um excedente de 0,2% do PIB no próximo ano, mantendo a previsão do défice de 0,1% este ano.

A proposta do Governo prevê ainda uma taxa de crescimento económico de 1,9% e uma descida da taxa de desemprego para 6,1%.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior OE2020: Governo estima investir mais 53 milhões de euros no regadio do que em 2019
Próximo OE2020: Governo quer criar "cluster" do lítio e vai lançar concurso para prospeções

Artigos relacionados

Vídeos

Alqueva, um compromisso com o futuro

“Alqueva, um compromisso com o futuro”, versão PT […]

Nacional

PS espera que cimeira da coesão dê contributo para sucesso da estratégia portuguesa

“Penso que esta iniciativa será certamente um contributo mais para que a estratégia negocial portuguesa possa ser bem-sucedida, sobretudo quando se torna cada vez mais urgente a conclusão de um acordo em torno das perspetivas financeiras”, […]

LIVE

Live-stream – Conferência Digital “Transição para a Agricultura Sustentável”

Conferência Digital “Transição para a Agricultura Sustentável” com Ângela Moreno, Eugénio Sequeira, Issufo Tankar, José Núncio, Mário Carvalho, […]