Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe encontro sobre pesquisa nos sistemas agroflorestais

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, recebe no dia 13 de Setembro o evento “Da pesquisa à prática: Sistemas Agroflorestais – Sobreiro e Muito Mais”. A iniciativa parte do Projecto Incridible: Redes de Inovação de Cortiça, Resinas e Comestíveis da bacia Mediterrânica, do Horizonte 2020.

O Projecto Incridible aborda a lacuna entre o conhecimento científico existente e o desenvolvimento de práticas inovadoras nas diferentes cadeias de Produtos Florestais Não-Lenhosos Mediterrânicos.

Em particular, o projecto procura promover a partilha de conhecimento e a colaboração entre diferentes grupos de participantes, o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e reforçar os conhecimentos especializados nas regiões rurais para potenciar o desenvolvimento de estratégias económicas inclusivas.

Inscrições

A inscrição é obrigatória até 8 de Setembro por e-mail para [email protected].

Pode consultar o programa aqui.

Observatório do Sobreiro e da Cortiça

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça é revestido a cortiça e tem como objectivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor funcionando, para tal, em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.

Entre as diversas valências que compõem o edifício destacam-se os laboratórios e oficinas destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça.

Destaque também para o centro de documentação que visa ser um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiça, para a sala destinada a formação profissional no âmbito da fileira e, por fim, para o auditório de 150 lugares com paredes revestidas de aglomerado negro e frescos em tons a fazer lembrar o montado.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Temperaturas em Agosto foram “superiores ao normal”
Próximo Dir. reg. da Agricultura diz à RC que prejuízos dos regantes da Vigia são atenuados pelas culturas permanentes e pelas ajudas diretas (c/som)

Artigos relacionados

Nacional

A azeitona paga ao produtor a pouco mais de 25 cêntimos

O preço da azeitona, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, situa-se entre os 25 a 30 cêntimos o quilo, segundo garante o presidente da Associação dos Produtores em Proteção Integrada daquela região. […]

Últimas

Município de Boticas combate vespa da galha do castanheiro com largadas biológicas

O Município de Boticas, através do Gabinete Técnico Florestal, com a colaboração da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha, deu início na […]

Últimas

Ministra anuncia apoio excecional de 8 ME para o setor do vinho

A ministra da Agricultura anunciou hoje a abertura de um aviso, a partir de 31 de maio, no valor de oito milhões de euros, uma medida excecional de apoio ao setor do vinho, afetado pela […]