A Nestlé e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa) juntaram-se para desenvolver as primeiras produções de pecuária leiteira com emissão neutra de carbono no Brasil. A iniciativa prevê que as primeiras unidades “net zero” entrem em fase de piloto já este ano, avança o portal brasileiro UOL.
Para além do desenvolvimento de produções pecuárias deste tipo, as duas empresas pretendem criar guias e materiais com orientações para os produtores atingirem uma pecuária leiteira com baixa emissão de CO2. Uma calculadora para medir a emissão de carbono das propriedades também está no plano das empresas.
“Atualmente, não existe nenhuma ferramenta que consiga medir de forma realista e adaptada para a realidade brasileira as emissões geradas em propriedades leiteiras”, afirmou a responsável pelo desenvolvimento de fornecedores e qualidade da Nestlé Brasil, Barbara Sollero, em declarações à Reuters.
A Nestlé realiza medições das pegadas de carbono de produções leiteiras do Brasil desde 2018, mas com uma ferramenta que, segundo a empresa, não traduz a 100% a realidade brasileira, por não ter em conta os climas tropicais.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.