“Não há portugueses quase a trabalhar nesta agricultura, ninguém quer ser escravo na sua terra”

“Não há portugueses quase a trabalhar nesta agricultura, ninguém quer ser escravo na sua terra”

Imigrantes em condições precárias são uma realidade em todo o Alentejo.

Odemira saltou para a primeira página da atualidade devido à enorme quantidade de imigrantes que trabalham, em condições precárias, nas estufas do sudoeste alentejano.

Todavia, esta é uma realidade que atravessa todo o Alentejo, desde que a água de Alqueva atraiu novas culturas e investidores.

Em maio de 1954, a morte de Catarina Eufémia transformou Baleizão num símbolo de resistência contra a ditadura e a exploração dos trabalhadores rurais. 68 anos depois, os rostos e as origens mudaram, mas os direitos e a dignidade dos camponeses continuam a ser espezinhados.

Nas ruas de Baleizão, Alberto Matos aborda os imigrantes contratados para as safras da amêndoa, da azeitona e de outras culturas que estão a transformar a paisagem alentejana. Não falam para a reportagem da SIC, muito menos mostram as condições em que vivem.

Ebraim Badjie passou quatro anos de calvário até se fixar em Beja. Nascido na Gâmbia, atravessou o Mediterrâneo, permaneceu dois anos em Itália, rumou a Espanha, aos campos agrícolas da Andaluzia e, em março do ano passado, em plena pandemia, pisou, pela primeira vez, o Alentejo.

Com um razoável domínio do inglês e experiência na condução de tratores, acabou por arranjar trabalho, documentação e um teto que partilha com outros sete trabalhadores africanos. Foi contratado por um intermediário estrangeiro.

Ebraim é um dos cerca 20 mil trabalhadores estrangeiros que, por estes dias, sobrevivem nos campos agrícolas do Alentejo.

→ Aceda aqui à reportagem ←

O artigo foi publicado originalmente em SIC Notícias.

Comente este artigo
Anterior Rio diz que situação em Odemira "envergonha" Portugal e questiona "o que fez o MAI"
Próximo Odemira. Cerca sanitária com repercussões negativas no setor agrícola

Artigos relacionados

Dossiers

A DEUTZ e a SDF expandem parceria

A DEUTZ, fabricante de sistemas de tração, e a SDF, fabricante de máquinas agrícolas, anunciaram a renovação da sua parceria, […]

Nacional

Livro sobre O Sector Agrícola no Concelho de S. Brás de Alportel. Descarregue grátis

A Biblioteca Municipal de S.Brás de Alportel encheu-se, no passado dia 7 de Fevereiro, de gente oriunda de diversas zonas do Algarve para assistirem à […]

Dossiers

Investigação desenvolve casaco de bombeiro inovador

Um projeto de Investigação & Desenvolvimento de Vestuário de Proteção Térmica, que envolve uma equipa de investigadores do CEFT (Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte), […]