Os grupos do setor agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.
“Os grupos Montalva, Valsabor e Maporal […] inauguram hoje um investimento conjunto de quatro milhões de euros na criação de uma inovadora unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal”, lê-se num comunicado da nova empresa.
A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do setor, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.
Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.
As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.
A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.
A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.