Ministra da Agricultura diz que candidaturas ao PDR2020 se encontram em 'overbooking'

Ministra da Agricultura diz que candidaturas ao PDR2020 se encontram em 'overbooking'

O dinheiro atribuído a projetos para além da dotação global vai permitir avaliar cerca de 2.500 candidaturas que se encontravam a aguardar decisão nos avisos de investimento agrícola, incluindo de jovens agricultores e na agroindústria, informou hoje a tutela, em comunicado, após uma reunião entre a governante e as confederações do setor.

“Estas candidaturas encontravam-se sem dotação orçamental e vão, agora, ser analisadas. Caso estejam reunidas as condições de aprovação, será viabilizado o seu financiamento”, refere a nota divulgada.

De acordo com o mesmo comunicado, os representantes do setor congratularam-se com esta solução, que “permitirá viabilizar um novo conjunto de investimentos”.

“Mais do que nunca, o investimento envolvido nestas candidaturas assume uma significativa importância para o setor e para o país”, sublinhou a ministra da Agricultura, citada na nota de imprensa.

No encontro, Maria do Céu Albuquerque pediu ainda às confederações contributos para a definição de apoio aos setores mais afetados pela pandemia, a integrar no PDR2020 na próxima reprogramação.

Portugal viu reforçado em 5% o envelope financeiro para o período 2021-2027, depois de terem sido renegociadas as verbas para a Política Agrícola Comum.

A reunião entre a ministra da Agricultura e as confederações do setor serviu para fazer um ponto de situação sobre o PDR2020, que vigora entre 2014 e 2020.

Continue a ler este artigo no Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior Melão, tomate e uva em risco de apodrecer. Máquinas foram obrigadas a parar
Próximo PSD questiona proibição da “quase totalidade” das atividades agrícolas

Artigos relacionados

Nacional

À boleia da greve estudantil, Governo lança campanha nas escolas sobre a floresta

O Governo vai promover debates numa centena de escolas, de Norte a Sul do país, para sensibilizar e informar os alunos sobre os assuntos da floresta. […]

Últimas

Candidaturas aos Rural Inspiration Award 2021 até 18 de Janeiro

Estão abertas até 18 de Janeiro do próximo ano as candidaturas ao “Rural Inspiration Awards 2021”. A terceira edição desta iniciativa anual promovida pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural será subordinada ao tema “O nosso futuro rural”, […]

Nacional

GNR intensifica patrulhamento nas explorações agrícolas de todo o país

Durante a operação “Campo Seguro”, os agentes vão providenciar às comunidades rurais, principalmente aos agricultores, acções de sensibilização de modo a adoptarem medidas de prevenção e protecção contra furtos e acidentes com veículos agrícolas. […]