Mercado Fora d’Horas – 7 de Junho, 5 de Julho, 9 de Agosto 2017 – Silves

Mercado Fora d’Horas – 7 de Junho, 5 de Julho, 9 de Agosto 2017 – Silves

Após o sucesso da primeira edição, o Mercado Fora d’Horas ressurge em 2017 com três noites dedicadas aos sentidos: o olfato, a audição e a visão.

O Mercado Fora d’Horas é um evento gastronómico sobre cultura local, ocorre no Mercado Municipal de Silves e teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade relacionada com o mercado.

A proposta programática do Mercado Fora d’Horas concentra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática.

No decorrer do evento misturamos valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico. O foco da mensagem que pretendemos passar aos visitantes são as tradições alimentares, a cultura local e os produtos de proximidade.

Assim apresentamos o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço comunitário e local de celebração da alimentação algarvia.

O evento terá entrada livre, nele e o visitante terá a oportunidade de adquirir bens de produção local, experimentar um dia diferente em torno da gastronomia local e ocorrerá entre as 19.00h e as 24.00h.

Nesta 2ª edição do evento teremos noites temáticas

7 Junho 2017 – Os Cheiros (dedicado às ervas aromáticas e temperos),
5 Julho 2017 – Os Sons (dedicado a histórias sobre comida),
9 Agosto 2017 – A Visão (dedicado à apresentação da comida, como podemos interpretar comida visualmente).

A organização é da Junta de Freguesia de Silves, com coordenação de Alexandra Santos, apoiado pelo Município de Silves.

A origem deste evento foi um projeto de design comunitário, Consumirlocal,  que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura- UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg  de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd.

 

Comente este artigo
Anterior Cova da beira 2020 apresenta sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego - 22 de Maio 2017 - Fundão
Próximo Workshop “Qualidade e Normalização no Agroalimentar” - 29 de Maio 2017 - Celorico de Basto

Artigos relacionados

Sugeridas

Produtores do Oeste preveem colheita de 200 mil toneladas de pera Rocha

Os produtores de pera Rocha do Oeste estimam que a colheita deste ano atinja as 200 mil toneladas. A campanha deste ano, […]

Nacional

No Algarve, as alfarrobeiras dão fruto em Dezembro como se fosse Verão

Nos centros de experimentação agrária algarvios, as plantas já reagem ao clima em mudança. Nesta direcção regional de Agricultura está a maior […]

Últimas

Crise dos combustíveis põe em risco alimentação dos animais. IACA prevê prejuízo de 4 M€ por dia

A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais prevê “graves prejuízos no sector, quer no abastecimento de matérias-primas à indústria, […]