O MAPA foi criado com a participação de mais de trinta entidades, direta ou indiretamente ligadas aos setores da produção agrícola, da criação de animais para consumo e da distribuição agroalimentar.
Um grupo abrangente, que pretende, numa só voz, construir de forma positiva mensagens verdadeiramente informativas, que ajudem a esclarecer e clarificar ideias pré-concebidas sobre o mundo rural e sobre o seu papel na manutenção, preservação e equilíbrio da natureza, do bem-estar animal e da felicidade na vida quotidiana das pessoas.
Acreditamos que os produtores e agricultores são ambientalistas por natureza. E porquê? Porque são os profissionais do mundo rural que vivem, conhecem e gerem os recursos e os processos de produção e transformação. São eles que cuidam e alimentam os animais e produzem os alimentos que todos nós integramos nas nossas dietas.
Estes profissionais possuem um conhecimento multidisciplinar, que lhes permite cumprir as regras e as exigências que garantem o equilíbrio e a sustentabilidade dos sistemas, a segurança dos alimentos e o bem-estar animal.
É importante reforçar este papel do Agricultor/Produtor agropecuário porque não há ambientalista mais eficaz do que um produtor responsável.
E este pretende ser o papel do MAPA: esclarecer e desmistificar algumas perceções através da partilha de conhecimento com base em evidência científica comprovada e sustentada, para ajudar a um debate na sociedade civil com contributos positivos e educativos que permitam ao setor continuar a evoluir, a alimentar em segurança as comunidades e a contribuir para um mundo mais saudável e sustentável.
Este Movimento [MAPA] é voluntário e interessa aos cidadãos que se preocupam com o equilíbrio do ecossistema.
Fonte: MAPA