Manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável em povoamentos de sobreiro e azinheira

Manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável em povoamentos de sobreiro e azinheira

O ICNF / Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, em conjunto com a Universidade de Évora e Cicitex, produziu um Manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável em povoamentos de sobreiro e azinheira.

O objetivo é desenvolver uma base técnica de procedimentos adequados a uma gestão sustentada, adaptativa e adequada a cada local em povoamentos florestais de sobreiro e azinheira.

Direcionado a técnicos e gestores florestais, centra-se nos sistemas florestais (sobreiral, azinhal e silvopastoril), com utilização de modelos de silvicultura de acordo com a “estação” e objetivos de exploração e parcela.

A importância do solo, não só a parte mineral mas também o teor de matéria orgânica, o potencial edáfico e climático, são temas explorados que permitem avaliar a aptidão do território para estas espécies, assim como os riscos bióticos e recomendações para adequada gestão. São ainda abordadas as operações silvícolas a considerar na condução dos povoamentos como as mobilizações do solo, as podas e o descortiçamento e modelos silvícolas que permitam uma gestão sustentável.

Contou com contributos de várias instituições parceiras do projeto Prodehesa-Montado, permitindo assim um caracter multidisciplinar assente em resultados experimentais e muito focada na gestão sustentada dos sistemas florestais, permitindo a atualização de outros documentos anteriores.

Este manual foi elaborado no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriço para a valorização integral da Dehesa-Montado, financiado pelo FEDER, através do Programa Transfronteiriço INTERREG e vai estar disponível no website do projeto, em www.prodehesamontado.eu.

Comente este artigo
Anterior CRISPR offers hope for controlling African swine fever
Próximo Recuperação das explorações agrícolas da Ponta Delgada deve ocorrer em três fases

Artigos relacionados

Nacional

Diretiva que prevê mais meios de combate a incêndios para este ano é hoje aprovada

A reunião que aprova a diretiva operacional nacional que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2020 vai decorrer hoje à […]

Nacional

Já se podem exportar peixes ornamentais para a Ucrânia

O Ministério da Agricultura, liderado por Maria do Céu Albuquerque, informa que, após o processo de negociação entre Portugal e a Ucrânia, […]

Comunicados

Por ocasião do Dia Internacional da Luta Camponesa a CNA afirma: Portugal precisa da Agricultura Familiar

A CNA realiza esta Conferência de Imprensa integrada na comemoração do Dia Internacional da Luta Camponesa (que se assinala amanhã, 17 de Abril), data de grande significado para a […]