Após a LUSOSEM obter, em 2022, os direitos para o desenvolvimento da variedade de arroz CARAVELA, fruto do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz do INIAV / COTARROZ, a multiplicação e promoção desta variedade foram a prioridade em 2022 e 2023.
Os resultados, entretanto, obtidos nas 3 regiões orizícolas, permitem apresentar a variedade CARAVELA como uma aposta segura e disponível para os produtores nacionais.
De facto, esta variedade com um grão do tipo Carolino, está a demonstrar todas as vantagens e capacidades do Melhoramento Vegetal bem dirigido.
Agora, e na sequência de contactos iniciados em 2022, é com satisfação que anunciamos o estabelecimento de uma parceria com o Clube de Produtores do Continente para fazer chegar o CARAVELA ao consumidor final num projeto de promoção do Arroz Carolino NACIONAL.
O Clube de Produtores Continente, como plataforma de valorização da produção agrícola nacional ligando e aproximando agricultores ao consumidor, com a missão de valorizar a autenticidade da produção nacional, e as melhores praticas agrícolas de sustentabilidade e rastreabilidade, mantendo elevados padrões de qualidade e segurança alimentar, permitirá implementar um projeto de Fileira, de dimensão relevante, tendo como base a Investigação e a Produção Nacional.
O Continente é a marca de retalho alimentar da MC. Com mais de 35 anos de existência, foi a primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal e conta atualmente com mais de 300 lojas.
As linhas de ação da cadeia são a orientação para o consumidor, os preços baixos, uma forte dinâmica promocional, a qualidade e a variedade dos produtos e serviços. Saiba mais em www.continente.pt
O projeto será apoiado no terreno pela equipa técnico comercial da LUSOSEM na sequência do trabalho de continuidade de vários anos com Distribuidores, Organizações de Produtores e Agricultores.
A componente industrial e de processamento, fundamental na garantia e na produção do arroz CARAVELA, será assegurada pela NOVARROZ, empresa com forte trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com a Sonae e que integrará também este projeto.
No início da presente campanha serão apresentados os detalhes e os modelos que permitirão operacionalizar o Projeto, que julgamos com forte potencial e importância na dinamização e promoção da Investigação e Produção NACIONAL.
Fonte: Lusosem, Clube de Produtores do Continente e Novarroz