Os agricultores lesados pelos javalis e outros animais selvagens marcaram uma concentração para o próximo dia 17 de abril, em frente à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em Coimbra.
De acordo com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), estes agricultores, enquadrados pela CNA e filiadas – ADACO – BALAGRI – UADL – “vêm protestar contra a situação e reclamar, ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, bem como a outros Órgãos de Soberania, indemnizações e outras medidas urgentes para acudir ao grave problema dos prejuízos provocados à Agricultura – em culturas como Hortícolas, Milharais, outros Cereais, Pomares, Olival, Vinhas, Soutos e mesmo Floresta nova. São avultados e consecutivos tais prejuízos em especial provocados por javalis, e nalguns casos, também por veados e corças.”
Em comunicado, estes agricultores dizem que “as populações desses animais estão fora de controlo em extensas regiões. Muitos pequenos e médios agricultores, bastante ‘castigados’ por essas ‘pragas’, assumem que não podem continuar a (tentar…) produzir, o que também implica a redução da produção agrícola regional e nacional.”