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– 18-02-2011 |
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Leite: Ind�stria reclama actualiza��o de pre�os dos hipermercadosA Associa��o Nacional dos Industriais do Leite lamentou hoje que os hipermercados continuem a comprar o leite ao mesmo pre�o, apesar dos custos de produ��o terem aumentado, dizendo que não � poss�vel pagar mais aos produtores. "A estrutura de custos agravou-se 10 por cento, mas não conseguimos repercutir este aumento dos custos no pre�o de venda aos distribuidores", disse � Lusa o presidente da ANIL, sublinhando que o pre�o pago pelo leite � sa�da da f�brica � igual h� um ano. "A distribui��o precisa de perceber que não pode continuar a comprar um bem que teve custos acrescidos sem pagar mais por isso", salientou Pedro Pimentel. Os produtores de leite exigiram a interven��o do governo no sector leiteiro, pedindo um aumento de cinco c�ntimos por litro face � subida dos custos de produ��o, mas o respons�vel da ANIL afirmou que s� � poss�vel oferecer um pre�o melhor aos produtores, se a distribui��o remunerar melhor os fornecedores. "Nos produtos que representam a maioria das vendas, como o leite, estamos com margens inexistentes", justificou Pedro Pimental, admitindo, no entanto, que as reivindica��es dos produtores são "perfeitamente leg�timas". O presidente da ANIL adiantou que a ind�stria aumentou o pre�o pago aos produtores em tr�s c�ntimos nos �ltimos meses porque "reconheceu que era preciso", mas garante que não � poss�vel ir mais longe, lembrando que Também tem despesas acrescidas com a aquisi��o da matéria-prima, transportes, energia e embalagens. O leite, que � actualmente pago a cerca de 30 c�ntimos por litro ao produtor, chega aos consumidores cerca de 20 c�ntimos mais caro. Nos sites de dois grandes hipermercados consultados hoje pela Agência Lusa, o litro de leite UHT custava entre 49 a 52 c�ntimos no caso das marcas brancas e entre 56 a 59 c�ntimos no caso das marcas comerciais. Uma diferen�a que, segundo Pedro Pimentel, incorpora os custos do processamento industrial, a componente fiscal e a margem da distribui��o "que não � alta", reconheceu. O presidente da ANIL, que representa mais de 80 empresas de lactic�nios, admite que "h� uma rela��o muito complicada" entre a distribui��o e os seus fornecedores, mas acrescentou que "não � exclusiva do sector do leite". "Hoje, a distribui��o está muito concentrada num pequeno n�mero de empresas e duas delas representam mais de 50 por cento do mercado", observou. Por outro lado, o presidente da LEICAR, uma organiza��o que representa 1250 produtores de Entre Douro e Minho que produzem cerca de 45 por cento do leite nacional, culpa Também a ind�stria. Fonte: Lusa
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