Jungheinrich com novas soluções para a segurança dos armazéns

Jungheinrich com novas soluções para a segurança dos armazéns

A Jungheinrich lançou o zoneCONTROL e o addedVIEW, dois sistemas de assistência com vista a aumentar a segurança no armazém e a tornar mais eficiente a operação dos processos de armazenamento.

Estas inovações surgem como resposta ao aumento do potencial de risco derivado da dinâmica crescente e complexidade dos processos de armazenamento. Segundo a empresa, as duas soluções ajudam a identificar antecipadamente situações críticas e a minimizar o risco de acidentes.

Mark Wender, managing director da Jungheinrich Portugal, explica: «A Jungheinrich estabeleceu uma meta de reduzir o número de acidentes na intralogística, pelo que a segurança das pessoas e do armazém está permanentemente na linha de frente».

zoneCONTROL

O sistema de assistência zoneCONTROL consiste num radiofarol estacionário e de emissores móveis colocados nos empilhadores incluindo um ecrã e um módulo para os operadores. Para além de emitir alertas de aviso para empilhadores e pessoas em áreas mais congestionadas, também permite regular o tráfego nos cruzamentos, de forma a que quando a presença de empilhadores é alta a velocidade seja reduzida ao mínimo.

O mesmo radiofarol pode ser ligado a um módulo de controlo de uma porta de armazém de forma a que esta abra quando um empilhador autorizado se aproxima e se mantenha fechada no caso de empilhadores não autorizados.

O condutor recebe uma mensagem no ecrã do empilhador, sendo que este pode ser automaticamente obrigado a reduzir a sua velocidade ao mínimo. Também é possível ligar semáforos ou luzes de aviso ao radiofarol, para obter informação geral sobre a zona envolvente.

O sistema pode ser instalado noutras marcas e em empilhadores já existentes. Todas as funções do zoneCONTROL podem ser resolvidas com os mesmos componentes. Pela primeira vez isto torna possível adaptá-lo a mudanças no armazém ou na expansão da frota. O zoneCONTROL não necessita de uma unidade central e não é necessário criar uma rede dedicada.

addedVIEW

O addedVIEW é um sistema de câmara digital que fornece uma visão a 360 graus. É adequado enquanto sistema de assistência para empilhadores contrabalançados. A tecnologia de câmara digital é especialmente eficiente a responder a situações de luz difícil ao ajustar de forma dinâmica os parâmetros de exposição.

A reprodução de imagens sobre-expostas ou sub-expostas, por exemplo nas transições entre zonas mais claras fora do armazém ou zonas mais escuras dentro do armazém, é assim evitada, tendo o condutor sempre uma imagem nítida daquilo que o rodeia.

O uso de câmaras digitais permite que a imagem das quatro câmaras seja convertida numa única imagem em tempo real. Isto permite ao condutor ver as pontas dos garfos e a traseira do empilhador. Graças ao addedVIEW, o condutor consegue conduzir em segurança e rapidamente mesmo em zonas apertadas e congestionadas.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior CULTIVAR - Cadernos de análise e prospetiva
Próximo Paladin desafia público a beber vinagre na Alimentaria&Horexpo Lisboa 2019

Artigos relacionados

Últimas

Agroportal tem os seus leitores satisfeitos com nota 8 sobre 10!

Agroportal recolheu o resultado do inquérito e notou a classificação de excelente, 8/10, no índice de satisfação. Nem na faculdade!! O Agroportal agradece às 49 pessoas que preencheram o inquérito e deixaram sugestões para o futuro, […]

Últimas

Pão de Açúcar faz maior encomenda de vinho português para o Brasil

A cadeia de distribuição brasileira acaba de importar 200 mil garrafas de 13 empresas de vinho verde, num negócio avaliado em quase meio milhão de euros e promovido pela Associação Empresarial de Portugal. […]

Últimas

Município de Gouveia apoia produtores de ovinos e caprinos

[Fonte: Notícias ao Minuto] A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, vai entregar, na sexta-feira, um total de 39.516 euros de apoios a 80 produtores de ovinos Serra da Estrela e de caprinos do concelho, […]