Jungheinrich com novas soluções para a segurança dos armazéns

Jungheinrich com novas soluções para a segurança dos armazéns

A Jungheinrich lançou o zoneCONTROL e o addedVIEW, dois sistemas de assistência com vista a aumentar a segurança no armazém e a tornar mais eficiente a operação dos processos de armazenamento.

Estas inovações surgem como resposta ao aumento do potencial de risco derivado da dinâmica crescente e complexidade dos processos de armazenamento. Segundo a empresa, as duas soluções ajudam a identificar antecipadamente situações críticas e a minimizar o risco de acidentes.

Mark Wender, managing director da Jungheinrich Portugal, explica: «A Jungheinrich estabeleceu uma meta de reduzir o número de acidentes na intralogística, pelo que a segurança das pessoas e do armazém está permanentemente na linha de frente».

zoneCONTROL

O sistema de assistência zoneCONTROL consiste num radiofarol estacionário e de emissores móveis colocados nos empilhadores incluindo um ecrã e um módulo para os operadores. Para além de emitir alertas de aviso para empilhadores e pessoas em áreas mais congestionadas, também permite regular o tráfego nos cruzamentos, de forma a que quando a presença de empilhadores é alta a velocidade seja reduzida ao mínimo.

O mesmo radiofarol pode ser ligado a um módulo de controlo de uma porta de armazém de forma a que esta abra quando um empilhador autorizado se aproxima e se mantenha fechada no caso de empilhadores não autorizados.

O condutor recebe uma mensagem no ecrã do empilhador, sendo que este pode ser automaticamente obrigado a reduzir a sua velocidade ao mínimo. Também é possível ligar semáforos ou luzes de aviso ao radiofarol, para obter informação geral sobre a zona envolvente.

O sistema pode ser instalado noutras marcas e em empilhadores já existentes. Todas as funções do zoneCONTROL podem ser resolvidas com os mesmos componentes. Pela primeira vez isto torna possível adaptá-lo a mudanças no armazém ou na expansão da frota. O zoneCONTROL não necessita de uma unidade central e não é necessário criar uma rede dedicada.

addedVIEW

O addedVIEW é um sistema de câmara digital que fornece uma visão a 360 graus. É adequado enquanto sistema de assistência para empilhadores contrabalançados. A tecnologia de câmara digital é especialmente eficiente a responder a situações de luz difícil ao ajustar de forma dinâmica os parâmetros de exposição.

A reprodução de imagens sobre-expostas ou sub-expostas, por exemplo nas transições entre zonas mais claras fora do armazém ou zonas mais escuras dentro do armazém, é assim evitada, tendo o condutor sempre uma imagem nítida daquilo que o rodeia.

O uso de câmaras digitais permite que a imagem das quatro câmaras seja convertida numa única imagem em tempo real. Isto permite ao condutor ver as pontas dos garfos e a traseira do empilhador. Graças ao addedVIEW, o condutor consegue conduzir em segurança e rapidamente mesmo em zonas apertadas e congestionadas.

Notícias relacionadas

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior CULTIVAR - Cadernos de análise e prospetiva
Próximo Paladin desafia público a beber vinagre na Alimentaria&Horexpo Lisboa 2019

Artigos relacionados

Últimas

Oferta de estágio – Técnico Avícola – Engenheiro Zootécnico – Oliveira de Frades

No Grupo Lusiaves, investimos nas soluções tecnológicas mais adequadas à nossa indústria e continuamos a investir nas nossas equipas A Pintogal, tem como atividade principal a produção e comercialização […]

Notícias florestas

Pedrógão Grande: Autarca de freguesia diz que novo incêndio “será pior” do que em 2017

O presidente da junta de freguesia de Vila Facaia, em Pedrógão Grande, avisou hoje que se houver um novo incêndio naquele território do interior Centro “será pior” do que em 2017, devido ao […]

Nacional

Covid-19: Vinhos do Dão defendem ‘lay-off’ para pequenos produtores e engarrafadores

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, defendeu hoje que o ‘lay-off’ também se deve aplicar aos pequenos produtores e engarrafadores de vinho, que são os que mais sentem os impactos da pandemia. […]