Já foram destruídos mais de 1100 ninhos de vespa asiática este ano

Já foram destruídos mais de 1100 ninhos de vespa asiática este ano

Até ao dia 4 de junho, foram observados em Portugal um total de 1245 ninhos, dos quais as autoridades conseguiram destruir 1124

Durante os primeiros seis meses de 2020, foram sinalizados 1245 ninhos de vespa asiática em Portugal, revela o “Diário de Notícias” esta segunda-feira.

Desde 2011, ano em que esta espécie invasora chegou a Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) registou, ao todo, 52.677 ninhos no país.

Até ao dia 4 de junho deste ano, foram observados em Portugal um total de 1245 ninhos, dos quais as autoridades conseguiram destruir 1124. O maior número de ocorrências registou-se no Porto (296 destruídos), seguindo-se Coimbra (188), Aveiro (170), Santarém (139) e Leiria (120), conta o “DN”.

Em 2019, através do Fundo Florestal Permanente, a destruição de ninhos de vespa asiática foi financiada com um montante máximo de 1,4 milhões de euros. A duração deste financiamento abrangeu a destruição de ninhos efetuada até ao fim do mês de março de 2020.

O ICNF espera agora por novo financiamento. A Lei n.º 2/2020, de 31 de março, que aprova o Orçamento do Estado para 2020, prevê no seu artigo 205.º um montante até cinco milhões de euros para apoio aos municípios.

“À data de publicação desta lei, estava ainda a ser encerrado o prazo atribuído para o pedido de reembolso, pelos municípios, dos montantes associados à linha de apoio criada em 2019. Entretanto, dada a situação excecional provocada pelo surto de COVID-19 e estando previsto um orçamento retificativo, aguardam-se instruções da tutela relativamente à nova linha de apoio”, disse fonte da instituição.

Continue a ler este artigo no Expresso.

Comente este artigo
Anterior Mecanismo europeu de protecção civil reforça meios aéreos
Próximo Novos regadios de Alqueva

Artigos relacionados

Dossiers

Ofertas de emprego – Promotores Técnicos Agrónomos – Engenheiros Agrónomos – Alto Minho

A ADP Fertilizantes está a recrutar Engenheiros Agrónomos (M/F) para a região do Alto Minho, para integração da Direcção Comercial. […]

Blogs

EIP-AGRI reflete sobre como o AKIS pode ajudar o setor agrícola

A Parceria Europeia para a Inovação para a Agricultura (EIP-AGRI) publicou um artigo intitulado “Catalisar a inovação em toda a Europa – […]

Últimas

SNIRA – Atualização – Formulários “Mortes e desaparecimentos de bovinos” e “Reativação de bovinos”

No âmbito da melhoria contínua ao Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) que o IFAP tem vindo a realizar, foram implementadas novas funcionalidades nos formulários disponíveis. […]