IX edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça – 25 a 28 de Maio 2017- Coruche

IX edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça – 25 a 28 de Maio 2017- Coruche

Na sua IX edição, a FICOR – Feira Internacional da Cortiça – em Coruche, a “Capital da Cortiça”, reúne pela primeira vez, a Produção de Vinho e de Cortiça, a Indústria transformadora e o Poder Político, conjuntamente, em prol da Árvore Nacional – sob o lema, “Todos pelo Sobreiro!“.

O Montado de Sobro representa 8% de ocupação no território nacional (23% da área florestal) produzindo 7 mil milhões de rolhas por ano, 1,9% das exportações nacionais em 2016 (937M€) e empregando diretamente > 8.000 cidadãos. Tendo o nosso País uma indústria de vanguarda que é líder a nível Mundial, elevando mais uma vez Portugal para o primeiro lugar!!

O Montado e o Sobreiro, os seus benefícios para a Biodiversidade, e as vicissitudes da sua exploração, não podem ficar esquecidos na tão falada “Reforma Florestal”!

Assim, na próxima Feira Internacional da Cortiça – FICOR – a decorrer em Coruche, em simbiose com as comemorações do “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, vamos TODOS debater em prol da Árvore Nacional!

A 26 de Maio ocorrerá a Conferência “ Todos pelo Sobreiro “, um Debate Político com representantes dos Grupos Parlamentares PS, PSD, BE, CDS e PCP, abordando temas como a perda de vigor dos montados de sobro e o seu enquadramento legal de proteção, a nova Reforma Florestal, os apoios ao investimento no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e futuras soluções para a fileira.

Ainda a 26 de Maio, e cientes da parceria ancestral que une o Vinho e a Cortiça, é lançado este ano o evento Wine & Cork, organizado pela EV – Essência do Vinho, especialista na produção e comunicação de eventos e conteúdos relacionados com vinho. Na mesa redonda “Wine & Cork – Vinhos sustentáveis”, serão discutidas soluções diferenciadoras de sustentabilidade associadas ao mundo do vinho, contando com a participação nacional de enólogos, viticultores e peritos na gestão de ecossistemas.

Entre 26/05 e 28/05, o vinho será o principal anfitrião na Wine & Cork, um espaço criado especificamente para o efeito, dentro da já conceituada FICOR. Além da prova livre dos vinhos dos vários Produtores presentes, os visitantes terão a oportunidade de participar nas Conversas sobre o Vinho, com provas informais guiadas por um sommelier.

No sábado (27/05), no âmbito das comemorações dos 25 anos, a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes vai promover no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, o seminário intitulado “No Centro do Mundo… da Cortiça”, onde vamos abordar os desafios da fileira e a necessidade de salvaguarda da árvore nacional, enquanto elemento essencial do tecido produtivo e empresarial nacional, pilar de sustentação dos territórios rurais e garante de biodiversidade e defesa do ambiente.
A FICOR realiza-se desde 2009 e pretende atrair a Coruche público nacional e estrangeiro e especialistas mundiais nesta área muito específica. O evento é direccionado ao público em geral, estudantes, especialistas e empresários da fileira da cortiça, ou de negócios relacionados com a fileira, com especial destaque para o vinho.

Acompanhe esta IX Edição da Ficor e concretamente os eventos acima divulgados (programa completo em www.ficor.com.pt).

Comente este artigo
Anterior Hortelãos urbanos de Ferragudo recebem formação em Agricultura Biológica
Próximo CAP organiza 6 conferências na Feira Nacional de Agricultura

Artigos relacionados

Últimas

Gestão de Informação na Exploração Pecuária – 22 de Janeiro 2018 – Alcobaça

A Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça (AARA) divulga o Workshop que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) em colaboração da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) está a promover sobre “Gestão de Informação da Atividade Pecuária” ,que se irá realizar em Alcobaça no dia 22 de janeiro pelas 15horas no Auditório da Biblioteca Municipal​ de Alcobaça.​
Este WorKshop é destinado aos activos do sector pecuário e às suas organizações, […]

Sugeridas

EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

O projeto URSA pretende responder à problemática do reduzido teor de matéria orgânica presente nos solos do EFMA que se traduz numa redução de fertilidade e da sua capacidade em reter água e nutrientes. […]

Eventos

5ª Ação de Capacitação – 10 de novembro – Montalegre

Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver
Associação de Produtores de Fumeiro de Montalegre desenvolve 5ª Ação de Capacitação
Raças autóctones (porco bísaro) e melhoramento animal, cruzamento de raças para produção do Fumeiro de Montalegre
Será no próximo dia 10 de novembro, que irá acontecer a 5ª Ação de Capacitação, […]