IV Gala Viva frutas e Legumes de Portugal – 16 Novembro 2017 – CNEMA,Santarém

IV Gala Viva frutas e Legumes de Portugal – 16 Novembro 2017 – CNEMA,Santarém

O COTHN (Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional) irá realizar no próximo dia 16 de Novembro a IV Gala Viva “Frutas e Legumes de Portugal”, nos Claustros do Centro Nacional de Exposições  e Mercados Agrícolas (CNEMA) em Santarém. Esta cerimónia decorre das Galas realizadas em 2007, 2010 e 2014 e este ano conta com a especial colaboração da revista Frutas, Legumes e Flores, que comemora o seu 25.º aniversário.

Mantendo o espírito que presidiu à realização das Galas anteriores, esta iniciativa será um momento de promoção do sector das frutas e hortícolas, de distinção dos agentes económicos e de criação de laços de cooperação para o futuro.

O tema central desta IV Gala será a unicidade das frutas e hortícolas de Portugal. Portugal volta a estar no centro do globo e, tal como à 500 anos atrás deu mundos ao mundo, hoje é descobertos e reconhecido, devido à qualidade elevada dos seus produtos fazendo chegar o seu sabor, aroma e cor aos 4 cantos do mundo. Daí o convite “Venha descobrir-nos”

No primeiro semestre de 2017, as vendas ao exterior cresceram 23%, tendo o segmento das frutas registado um aumento de 45%, pelo que a meta de superar os dois mil milhões de euros em 2020 poderá ser alcançável.

Este facto resulta não só da particularidade do nosso clima mediterrânico, com influência atlântica, que confere aos nossos frescos cor, aroma e sabor únicos, como ao grande esforço que as empresas têm realizado ao nível da inovação na produção, da sua organização e promoção conjunta.

Estes aspectos são fundamentais para uma melhor valorização da produção hortofrutícola nacional e desta forma manter e aumentar a sustentabilidade desta sub-fielira.

Nesta gala estarão presentes individualidades ligadas à fileira da Hortofruticultura Nacional e serão distinguidas algumas personalidades através da atribuição de prémios nas categorias de Inovação, Personalidade, Empreendorismo, Promoção Internacional e Exportação.

Durante esta edição da IV Gala, será lançada, com o selo do dia, a nova edição dos selos “Frutas de Portugal” por parte dos CTT e da TerraProjectos.

Esta Gala tem como Sponsors de Mérito a BASF e o Clube de Produtores Continente e como Sponsors Associados, a Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça, o Centro de Frutologia da Compal, a Domplex, a Hidrosoph, a Nutrisapec e a SapecAgro e a Sipcam Portugal.

Conta ainda com o apoio da empresa Martos e a Herdade do Rocim.

Programa:

18.30h Cocktail de Boas Vindas

20h00 Entrada para a sala de jantar

20h15 Boas vindas – Apresentação do Filme da IV Gala “À descobertas das Frutas e Legumes de Portugal”

20.30 h Momento dos 25 anos da Revista frutas, Legumes e Flores”

20.45h Lançamento dos selos”Frutas de Portugal” – CTT e TerraProjectos

21.30h Cerimónia de entrega de Prémios a entidades e pessoas da fileira hortofrutícola, apresentada pelo jornalista João Abreu da TVI.

22.15h Discurso institucionais (Ministério da Agricultura, Ministério da Economia e direcção do COTHN)

22h30h Espectáculo de stand up comedie com o humorista Vasco Correia

22.30h Encerramento

Comente este artigo
Anterior A2S promove conferência - À Volta do Vinho – Enoturismo à Prova! - 15 de Novembro 2017 - Sintra
Próximo Top articles Maxxum Case IH, redressement des exploitations, Agritechnica au top de l'actu

Artigos relacionados

Sugeridas

Bloco de Esquerda propõe moratória à instalação de amendoal e olival intensivo em todo o país

[Fonte: O Jornal Económico] Deputados bloquistas recomendam também ao Governo que “proceda à limitação e ordenamento destas culturas com base em critérios ambientais de preservação dos solos, águas e biodiversidade, assim como proteção da saúde pública e dos habitantes das áreas onde estes tipos de culturas agrícolas em áreas irrigáveis têm vindo a proliferar”. […]

Eventos

Workshop sobre a Agenda de Investigação e Inovação “Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade”

Será apresentada e discutida a versão preliminar da Agenda de Investigação e Inovação (I&I) para as áreas Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade, que está a ser desenvolvida por um conjunto de peritos indicados por instituições de I&D, de empresas […]

Últimas

Tagusvalley lança programa de inovação para o sector agroalimentar e industrial

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Tagusvalley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo lançou recentemente o programa Innovation Seed, que visa divulgar e aproximar as competências instaladas no Parque Tecnológico do Vale do Tejo ao serviço das empresas da região. […]