Investimento de 9 milhões de euros em máquinas pesadas para sapadores florestais

Investimento de 9 milhões de euros em máquinas pesadas para sapadores florestais

[Fonte: Governo] O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, entregou máquinas pesadas às recentemente criadas Brigadas de Sapadores Florestais, com o objetivo de assegurar que «a prevenção, a gestão, o ordenamento do território e a organização da paisagem possam ser progressivamente conseguidos».

Este investimento, no valor de nove milhões de euros, insere-se «na aposta do Governo em reformar a floresta», disse o Ministro, numa declaração aos jornalistas no final da cerimónia de entrega do equipamento, no Centro de Operações Técnicas e Florestais da Lousã.

A compra deste equipamento foi financiada pelo Fundo Florestal Permanente, em complemento aos fundos europeus, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

«Outra medida muito importante que o Governo adotou foi a proibição da expansão da área do eucalipto em Portugal, limitando a sua área à atual», referiu Capoulas Santos, lembrando que, «ao abrigo da Reforma da Floresta em curso, não será possível plantar mais área do que aquela que é arrancada de forma progressiva».

Capoulas Santos concluiu: «A reforma está a avançar em todas as frentes. Nunca se fez tanto pela floresta, e estou certo de que isso será seguido no futuro, pelos próximos Governos».

Comente este artigo
Anterior Lesados pelos javalis reúnem-se na sexta-feira 13 em Óvoa
Próximo GNR detém casal por suspeita de provocar fogo em Grândola

Artigos relacionados

Sugeridas

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Especial Porco D’Ouro MAFDR

[Fonte: Voz do Campo]
Durante o mês de maio estão abertas as candidaturas ao Prémio Especial Porco D’Ouro MAFDR à Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente.
O Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural decorre da assinatura de um protocolo de colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e visa, […]

Nacional

Trabalhos de Limpeza das florestas do concelho de Boticas

[Fonte: Gazeta Rural]

No sentido de prevenir a ocorrência de
incêndios florestais no Concelho, a Câmara de Boticas, através do Gabinete
Técnico Florestal, têm vindo a realizar trabalhos de limpeza em diversas zonas
florestais, nomeadamente nas freguesias de Alturas do Barroso e Cerdedo, […]

Nacional

Centro Pinus faz inquérito sobre Política de Investimento para o Pinheiro-bravo

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho encontra-se a desenvolver um estudo que tem por objectivo principal elaborar uma proposta de “Política de Investimento para o Pinheiro-bravo” no horizonte 2021-2027 e 2028-2034. […]