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– 07-05-2002 |
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Internet : Um teráo dos portugueses on line no fim de 2002Um teráo dos portugueses vai estar on line no final de 2002, indica um estudo da empresa de análise de mercado International Data Corporation (IDC). Segundo o estudo "A Internet e o Com�rcio Electrúnico: Representatividade do Sector Dom�stico, 2001-2005", no final do ano dever�o existir 3,2 milhões de utilizadores da rede em Portugal. "O limite máximo de cibernautas em Portugal está ainda longe de ser atingido", refere o estudo da IDC, sublinhando que continua a existir um enorme entusiasmo em torno da utiliza��o regular da Internet e dos v�rios serviços dispon�veis on line. No entanto, os consultores da IDC estimam que s� dentro de tr�s anos Portugal atinja os �ndices que os Estados Unidos tinham em 2000, no que se refere ao n�mero de utilizadores e compradores na Internet por 100 habitantes. De acordo com o relatério da IDC, 45 por cento dos cibernautas portugueses j� utilizam a rede h� mais de dois anos e metade navega menos de quatro horas por semana. A maioria dos cibernautas portugueses (60 por cento) tem entre 15 e 34 anos de idade e utiliza a rede sobretudo para trocar correio electrúnico e pesquisar informação noticiosa e de car�cter profissional. O estudo chama a aten��o para alguns aspectos que, apesar da adesão entusi�stica dos portugueses � rede, se t�m mantido inalteráveis, como a manuten��o da maioria desproporcional de utilizadores adolescentes e jovens e um alegado interesse pouco expressivo por tarif�rios planos e acessos � Internet em banda larga. "A pr�pria adop��o do com�rcio electrúnico não conseguiu atingir taxas de crescimento anteriores, demonstrando que está a passar por um período de abrandamento", sublinha o documento. De facto, de acordo com o estudo, apenas 9,3 por cento dos inquiridos realizam transac��es on line e, desses, a esmagadora maioria (86 por cento) faz isso menos de 5 vezes em cada trimestre. além disso, apenas 2 por cento dos cibernautas que não compram na rede afirmaram ter muito interesse em vir a faz�-lo. A intangibilidade dos produtos e a insegurança quanto aos processos de aquisi��o, protec��o de dados e pagamento on line são alguns dos factores que dificultam ao consumidor o entendimento das vantagens do com�rcio electrúnico, de acordo com os analistas da IDC. O estudo foi elaborado com base nas respostas (967) a um inqu�rito dirigido a uma amostra aleatéria (estratificada por faixa et�ria e g�nero) representativa de todos os indiv�duos com mais de 15 anos residentes em Portugal Continental com telefone fixo.
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