Com este projeto, o INESC TEC dá mais um passo no objetivo de solucionar um dos grandes problemas do futuro da humanidade – alimentar o mundo no novo contexto de sustentabilidade e alterações climáticas.
O SpecTOM é uma tecnologia que permite a monitorização metabólica e o diagnóstico de doenças das plantas, como o tomateiro e a vinha, ainda na sua fase assintomática. Tal é possível porque, ao contrário das soluções atuais, esta tecnologia realiza o diagnóstico tomográfico metabólico em multiescala na planta viva, permitindo identificar e quantificar parâmetros críticos para a fisiologia da planta ao nível do tecido desta.
A tecnologia SpecTOM, quando integrada em sistemas robóticos, permite, de uma forma não invasiva, e a um custo por amostra mínimo, fazer o diagnóstico molecular a vastas áreas de cultivo, o que não é possível com a tecnologia atual da biologia molecular. “Como cientistas, estamos constantemente em perseguição da excelência científica, que se traduz no financiamento competitivo de projetos de investigação e desenvolvimento”, refere Rui Martins investigador do Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC.
Pronto a aplicar no cenário real
De acordo […]