O projeto encontra-se numa fase de validação e teste em larga escala, e procura novos investimentos que permitam torná-lo mais acessível aos agricultores.
Além dos prémios atribuídos pelo Crédito Agrícola, a cerimónia Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola conta ainda com uma distinção atribuída pela ANI – Agência Nacional de Inovação, que destaca o melhor exemplo de projeto nascido do conhecimento. Este ano, o prémio Born From Knowledge foi entregue ao projeto Smart Trap.
Trata-se de uma tecnologia para a deteção de pragas e doenças, que é acessível à maioria dos pequenos e médios agricultores. De acordo com Filipe Neves dos Santos, um dos investigadores do Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente do INESC TEC, com esta solução, será possível efetuar deteção de níveis de risco de forma atempada e efetuar tratamentos numa fase preliminar das doenças e assim reduzir o uso de fitofármacos.
“Esta distinção é um reconhecimento do nosso trabalho e um forte incentivo à continuação do desenvolvimento desta tecnologia. Com este prémio, conseguiremos promover esta tecnologia junto de potenciais tomadores de tecnologia, decisores políticos e utilizadores finais, o que facilitará a promoção da […]