Como inovar no mercado agroalimentar? – 13 de Dezembro 2017 – Penela

Como inovar no mercado agroalimentar? – 13 de Dezembro 2017 – Penela

O Instituto Pedro Nunes (IPN) promove no próximo dia 13 de dezembro, quarta-feira, às 14h30, um Rural Open Day dedicado à temática “Perspetivas de mercado no agroalimentar”, a realizar no HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela. A inscrição aqui, é gratuita.

Esta sessão pretende apresentar e debater as tendências, inovação e oportunidades de mercado do setor agroalimentar, com a participação de organizações e empresas de referência no sector.

A PortugalFoods, uma associação formada por empresas e entidades que representam o setor agroalimentar português, marca presença neste encontro para falar exatamente sobre as novas tendências neste mercado.

O Intermarché, responsável pela implementação do Programa Origens, vai testemunhar de que forma o programa contribui para o desenvolvimento da produção nacional e da economia regional.

A AGIM, uma associação sócio profissional de direito privado, sem fins lucrativos, que abrange todos os intervenientes da fileira dos pequenos frutos em Portugal, é convidada a apresentar o papel do associativismo no desenvolvimento da fileira.

A Frijobel Global, uma empresa exportadora de produtos locais de origem natural, como azeite, vinho, mel e queijos, entre outros, é outra das convidadas para abordar a temática de “como potenciar a exportação de produtos endógenos”.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do SMART RURAL, SMART HIESE, um projeto de empreendedorismo e inovação que visa tornar o HIESE num espaço preferencial para o desenvolvimento de ideias e iniciativas empresariais inovadoras associadas ao mundo rural. É um projeto liderado pelo Instituto Pedro Nunes, tendo como entidades parceiras na execução, o Município de Penela, a associação IEBA e a consultora Previum.

PROGRAMA

14:30

Atividades do projeto SMART RURAL – Carlos Araújo

14:45

Tendências no agroalimentar

  • PORTUGALFOODS: Tendências de inovação no desenvolvimento de novos produtos – Deolinda Silva
  • INTERMARCHÉ: Programa Origens – o incentivo à produção nacional e o contributo para o desenvolvimento das economias regionais – Sofia Hartley
  • AGIM – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial: O papel das organizações de produtores na dinamização do mercado dos pequenos frutos em Portugal – Sandra Santos
  • FRIJOBEL GLOBAL: Potenciar a exportação de produtos endógenos – Paulo Júlio
  • Projeto REINOVA- Agro-Food Inovation: apresentação e potencialidades – Isabel Marto

16:45

O HIESE no espaço piloto de Penela – Joaquim Macedo de Sousa (Diretor Executivo)

17:00

Encerramento – Luís Matias (Presidente do Município)

Comente este artigo
Anterior Presidente da Câmara de Pedrógão rejeita parecer que iliba Ascendi e EDP
Próximo Carne de bovino nacional já pode ser exportada para a Arábia Saudita

Artigos relacionados

Últimas

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 2 a 8 de Abril 2018

[Fonte: Agricultura e Mar]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
No nosso País, 2017 foi ano de safra na produção de azeitona e a campanha 2017-2018 foi excepcional, tanto na quantidade como na qualidade da azeitona colhida (teor de gordura e sanidade), […]

Nacional

Mais de 900 operacionais ainda em vigilância em Oleiros

[Fonte: Observador]

Mais de 900 operacionais permanecem em Oleiros, no rescaldo de dois incêndios florestais que deflagraram há quatro dias naquele concelho do distrito de Castelo Branco.
“Os meios continuam em vigilância ativa no local”, disse uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS) à […]

Últimas

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 27 Fevereiro a 5 Março 2017

[Fonte: Agricultura e Mar]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais dos novilhos e novilhas de 12-18 meses, de raça Turina e cruzado de Charolês, pautaram-se pela manutenção em relação à semana anterior.
No Entre Douro e Minho a oferta e a procura de bovinos foram médias e equilibradas. […]