Como inovar no mercado agroalimentar? – 13 de Dezembro 2017 – Penela

Como inovar no mercado agroalimentar? – 13 de Dezembro 2017 – Penela

O Instituto Pedro Nunes (IPN) promove no próximo dia 13 de dezembro, quarta-feira, às 14h30, um Rural Open Day dedicado à temática “Perspetivas de mercado no agroalimentar”, a realizar no HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela. A inscrição aqui, é gratuita.

Esta sessão pretende apresentar e debater as tendências, inovação e oportunidades de mercado do setor agroalimentar, com a participação de organizações e empresas de referência no sector.

A PortugalFoods, uma associação formada por empresas e entidades que representam o setor agroalimentar português, marca presença neste encontro para falar exatamente sobre as novas tendências neste mercado.

O Intermarché, responsável pela implementação do Programa Origens, vai testemunhar de que forma o programa contribui para o desenvolvimento da produção nacional e da economia regional.

A AGIM, uma associação sócio profissional de direito privado, sem fins lucrativos, que abrange todos os intervenientes da fileira dos pequenos frutos em Portugal, é convidada a apresentar o papel do associativismo no desenvolvimento da fileira.

A Frijobel Global, uma empresa exportadora de produtos locais de origem natural, como azeite, vinho, mel e queijos, entre outros, é outra das convidadas para abordar a temática de “como potenciar a exportação de produtos endógenos”.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do SMART RURAL, SMART HIESE, um projeto de empreendedorismo e inovação que visa tornar o HIESE num espaço preferencial para o desenvolvimento de ideias e iniciativas empresariais inovadoras associadas ao mundo rural. É um projeto liderado pelo Instituto Pedro Nunes, tendo como entidades parceiras na execução, o Município de Penela, a associação IEBA e a consultora Previum.

PROGRAMA

14:30

Atividades do projeto SMART RURAL – Carlos Araújo

14:45

Tendências no agroalimentar

  • PORTUGALFOODS: Tendências de inovação no desenvolvimento de novos produtos – Deolinda Silva
  • INTERMARCHÉ: Programa Origens – o incentivo à produção nacional e o contributo para o desenvolvimento das economias regionais – Sofia Hartley
  • AGIM – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial: O papel das organizações de produtores na dinamização do mercado dos pequenos frutos em Portugal – Sandra Santos
  • FRIJOBEL GLOBAL: Potenciar a exportação de produtos endógenos – Paulo Júlio
  • Projeto REINOVA- Agro-Food Inovation: apresentação e potencialidades – Isabel Marto

16:45

O HIESE no espaço piloto de Penela – Joaquim Macedo de Sousa (Diretor Executivo)

17:00

Encerramento – Luís Matias (Presidente do Município)

Comente este artigo
Anterior A oportunidade do Digital no setor Agroalimentar - 12 de Dezembro 2017 - Coimbra
Próximo EU and Japan finalise Economic Partnership Agreement

Artigos relacionados

Nacional

Parlamento Europeu prolonga Plano Juncker até final de 2020

Os deputados do Parlamento Europeu aprovaram esta terça-feira a extensão e reforço do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o pilar central do Plano de Investimento para a Europa, mais conhecido por Plano Juncker. Esta prorrogação aumenta o objetivo de investimento para 500 mil milhões de euros de investimentos até […]

Sugeridas

Governo duplica apoio à reestruturação da vinha para os 80ME – ministro da Agricultura

O Governo decidiu duplicar o apoio à reestruturação e reconversão da vinha permitindo que sejam contempladas, em 2017, candidaturas até cerca de 80 milhões de euros, disse à Lusa o ministro da Agricultura.
Luís Capoulas Santos afirmou que este valor, que duplica o concurso já aberto, […]

Últimas

APPPFN e ACT realizam sessões de esclarecimento sobre obrigações legais

[Fonte: ffl revista]

“Cumprimento das obrigações legais” é o tema de um conjunto de sessões de esclarecimento promovidas pela Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (Apppfn), em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Em foco, vão estar as obrigações legais no quadro da legislação laboral, […]