Incêndios: Juncker sublinha disponilidade da UE em telefonema a primeiro-ministro

Incêndios: Juncker sublinha disponilidade da UE em telefonema a primeiro-ministro

[Fonte: Público]

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, manifestou ao primeiro-ministro, António Costa, disponibilidade para aumentar a ajuda da União Europeia (UE) a Portugal no combate aos fogos florestais. Juncker falou na segunda-feira com António Costa ao telefone tendo “reiterado a disponibilidade da UE de aumentar a ajuda, se for necessário e pedido”, para combater os fogos florestais em Portugal, tendo ainda manifestado “total solidariedade”, anunciou uma porta-voz do executivo comunitário na conferência de imprensa diária.

A pedido de Portugal, a UE activou já o sistema de emergência de navegação por satélite Copernicus para produzir mapas das zonas afectadas pelos incêndios que deflagraram no sábado nos distritos de Castelo Branco e de Santarém.

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei e que afecta também Mação está dominado, mas a tarde pode voltar a trazer dificuldades, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. A informação foi avançada aos jornalistas pelo comandante do Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa, durante um ponto de situação, às 13h, no posto de comando instalado na Escola Secundária da Sertã.

“Nós seguimos o plano delineado [para a manhã desta terça-feira] com todo o rigor e com os meios e os recursos previstos. Eventualmente, não com a velocidade de trabalho que gostaríamos de ter alcançado. A esta hora, o desejável era termos toda a manobra concluída e ainda não está concluída. Ainda assim, temos condições, a esta hora, de dar este incêndio como dominado”, afirmou o responsável.

Comente este artigo

O artigo Incêndios: Juncker sublinha disponilidade da UE em telefonema a primeiro-ministro foi publicado originalmente em Público.

Anterior Estação Zootécnica Nacional recebe projeto de investigação para desenvolvimento de alimentos inovadores para animais
Próximo Incêndios: Vila de Rei defende reforço de meios e reflexão sobre estratégia de proteção das populações

Artigos relacionados

Nacional

Florestas: só mudança de ministério ou também mudança de política? – Américo Carvalho Mendes

[Fonte: Público]

O que é preciso que responsáveis políticos e cidadãos em geral compreendam é que organizar associativamente os produtores florestais numa floresta com a estrutura fundiária que temos é um passo insubstituível para se combater incêndios e outros problemas de que este sector enferma. […]

Sugeridas

Douro inicia vindimas e estima aumento de produção de 30%

[Fonte: SAPO 24]

O Douro está a iniciar as vindimas e prevê um aumento de produção na ordem dos 30% nesta campanha, […]

Nacional

Vila Pouca de Aguiar: Investimento de 1 milhão de Euros em projeto de agricultura ‘em modo de espera’

[Fonte: Gazeta Rural]

Rui Barrela é um aguiarense que em parceria com mais dois jovens tem previsto investir cerca de 1 Milhão de Euros numa produção de morangos no vale de Aguiar. […]