Incêndios: Costa adverte que país vai enfrentar período difícil e pede prevenção

Incêndios: Costa adverte que país vai enfrentar período difícil e pede prevenção

O primeiro-ministro advertiu hoje que o país entra agora na fase mais crítica de risco de incêndios e que se exige o máximo de prevenção, embora defenda que o sistema de combate esteja reforçado e mais profissionalizado.

Estes avisos foram transmitidos por António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter, após ter participado numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais, com responsáveis da AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais) e membros do seu Governo.

O primeiro-ministro salienta que o país entrou agora “na fase mais crítica de risco de incêndios rurais” e que o calor intenso destes dias “multiplica o risco e deve aumentar as cautelas” por parte de cada um dos cidadãos.

“Neste período crítico não faça queimas nem queimadas não autorizadas. Só com prevenção de comportamentos de risco podemos ser eficazes nesta luta”, apela.

Nas suas mensagens, o líder do executivo defende depois que o dispositivo de prevenção e combate a incêndios “tem vindo a ser reforçado e o sistema está hoje mais preparado, com maior incorporação de conhecimento”.

“Há mais meios, mais profissionalizados, mas temos consciência de que este vai ser um ano difícil para todos. A pandemia não suspende o risco de incêndios. Por isso, na reunião de hoje, como fazemos regularmente, percorremos todo o dispositivo de prevenção, vigilância e combate aos incêndios, para garantir que estamos preparados”, refere.

António Costa reforça depois o seu apelo: “Cabe a cada um de nós ser implacável na proteção da floresta. Tolerância zero aos comportamentos de risco de incêndio”, acrescenta.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior UE/Previsões. Jerónimo de Sousa preocupado pede aposta na produção nacional
Próximo AJAP apoia candidatura de Romeu Sequeira à nova Casa do Douro, pelo movimento “Causa do Douro”

Artigos relacionados

Dossiers

Ter acesso a Alimentos Seguros é um Direito Mundial

O ano de 2020 convidou-nos a celebrar a Sanidade Vegetal e convocou-nos a conversar sobre segurança alimentar. Um ano dedicado ao diálogo sobre a […]

Últimas

FENAREG participa em Conferência Europeia para acelerar Inovação na gestão da Água

A FENAREG participa na 5ª Conferência Europeia sobre Inovação na Água (EU Water Innovation Conference 2019) […]

Nacional

“PS/Açores tem património político de defesa do setor agrícola regional”

A candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas, Isabel Almeida Rodrigues, destacou o “intenso trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos pelos deputados eleitos pelo PS/Açores à […]