Um incêndio florestal entre as localidades francesas de Cerbère e Banyuls-sur-Mer, nos Pirenéus Orientais, entrou na região espanhola da Catalunha por Portbou, na província de Girona, e já queimou pelo menos 750 hectares, estando “em processo de controlo”.
Num balanço feito pelas 19:00 locais (18:00 em Lisboa), o delegado do Governo nos Pirenéus Orientais, Rodrigue Furcy, explicou que três quartos do incêndio estão “sob controlo” e que já não há pessoas nem residências em perigo.
O alerta para o incêndio ocorreu pelas 09:30 locais.
Rodrigue Furcy disse ter ficado surpreendido com a intensidade deste incêndio, que considerou ser típico da temporada de verão e não do início da primavera.
França sofreu um inverno particularmente seco e as autoridades alertaram esta semana para o risco significativo de seca no verão.
O delegado do Governo nos Pirenéus Orientais afirmou que a secura do solo contribuiu para a progressão do incêndio florestal, bem como “as condições climatéricas muito desfavoráveis”, em particular o vento.
De acordo com a polícia francesa, mais de 300 pessoas foram retiradas na zona de Cerbère e Banyuls-sur-Mer, 180 residentes ficaram confinados na localidade de Cerbère e duas residências foram atingidas pelas chamas.
A estrada RD914, que liga Cerbère e Banyuls-sur-Mer, foi cortada, assim como a ferrovia que atravessa esta área.
As autoridades anunciaram que o número atual de 360 bombeiros no combate às chamas será aumentado para 500 nas próximas horas, efetivo que conta também com seis aeronaves de combate a fogos (quatro do modelo Canadair e duas do Dash).
A dimensão do incêndio levou o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, a alterar a agenda para estar presente na segunda-feira na zona do incêndio, que continuará a ser combatido esta noite.