Incêndio em Aljezur. Seis pessoas retiradas das habitações por precaução devido ao fumo

Seis pessoas foram esta sexta-feira retiradas das suas habitações no Monte Clérigo, concelho de Aljezur, no Algarve, “por causa do intenso fumo” provocado por um incêndio, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com o segundo comandante operacional distrital de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Abel Gomes, as seis pessoas foram retiradas de três habitações como medida preventiva, “para evitar que fossem afetadas pelo intenso fumo”.

Segundo aquele comandante, o incêndio tem três frentes: “uma a oeste que está dominada, outra a este que está a ceder aos meios, e uma a sul, sendo esta última a que oferece maior preocupação”.

Abel Gomes disse que os meios no terreno vão ser reforçados com uma equipa de ataque ampliado, proveniente de Lisboa, e com operacionais da AFOCELCA – um agrupamento complementar dos grupos Navigator e ALTRI, que com uma estrutura profissional tem por missão apoiar o combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

De acordo com o segundo comandante operacional da Proteção Civil, Abel Gomes, o alerta para o fogo foi recebido pelas 15:27, sendo o vento um dos fatores de dificuldade no combate às chamas.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, consultada pela Lusa cerca das 18:40, no combate ao incêndio estão envolvidos 213 operacionais, apoiados por 62 veículos e oito meios aéreos.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior Dezenas de abelhas encontradas mortas em Lisboa. Análises detetaram pesticidas proibidos
Próximo Rui Rui diz que as conclusões do Tribunal de Contas sobre o Fundo Revita já se “adivinhavam”

Artigos relacionados

Últimas

Lançamento do filme – Os olivais tradicionais do Baixo Alentejo: Um habitat único a conservar – 12 de novembro – Lisboa

A sessão de lançamento do filme “Olivais tradicionais do baixo Alentejo – Um habitat único a conservar” vai realizar-se no próximo dia 12 de novembro de 2019. […]

Eventos

Sessão pública sobre o Programa Regional de Ordenamento Florestal do Alentejo em Almodôvar

O ICNF convida todos os interessados a participar na sessão pública sobre a revisão do Programa Regional de Ordenamento Florestal do Alentejo, […]

Últimas

“Os incêndios acontecem porque não comemos chanfana”

A importância da agricultura coesão territorial foi o tema de abertura do 1º Congresso Ibérico do Milho, que decorre até […]