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– 24-08-2005 |
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Inc�ndios: Avi�es sem piloto v�o ajudar a combater fogos nos EUALos Angeles, Calif�rnia, 23 Ago Cientistas da NASA t�m estado a testar estas aeronaves, semelhantes aos aparelhos de reconhecimento usados pelos militares norte-americanos no Iraque no Afeganist�o, na detecção da direc��o e do comportamento das chamas. Depois de ensaiarem tr�s avi�es deste tipo até ao final do Ver�o, os Serviços Florestais dos Estados Unidos proceder�o ao lan�amento dos primeiros aparelhos na pr�xima Primavera, com a missão de patrulhar e mapear os fogos. Demorar� algum tempo até que avi�es não pilotados possam ser usados directamente no combate �s chamas, j� que são demasiado pequenos para transportar tanques de �gua. Segundo os planos previstos, os avi�es atravessar�o doze estados da parte ocidental dos Estados Unidos, mapeando os fogos florestais 24 horas por dia. "Os avi�es não tripulados são capazes de fazer um trabalho mon�tono, sem visibilidade e perigoso a que não gostaríamos de expor um piloto", disse Vince Ambr�sia, cientista do Centro de Investiga��o Ames da NASA em Moffett Field, em Silicon Valley (Calif�rnia), onde os ensaios estáo a ser feitos. Nos testes j� efectuados, os UAV (sigla em ingl�s para ve�culos a�reos não-tripulados) voaram a apenas 1.000 p�s (305 metros de altitude) sobre tr�s fogos deliberadamente ateados, sobre os quais enviaram dados actualizados quase instantaneamente. Controlados por um piloto em terra, estes aparelhos t�m 3,66 metros de envergadura de asa e estáo munidos de sensores t�rmicos e de visão por infra-vermelhos. No próximo Ver�o, os Serviços Florestais e a NASA v�o testar um modelo maior de UAV, o Altair, da General Atomics, uma versão comercial do Air Force Predator B usado no Iraque e Afeganist�o. Esta aeronave, com 26,2 metros de envergadura de asa, tem um alcance de 4.200 milhas (6.760 quil�metros), pode voar durante 32 horas seguidas sem reabastecimento e atingir os 52.000 p�s (15.850 metros) de altitude. Em compara��o, os avi�es tripulados t�m de fazer paragens e o seu raio de ac��o � mais limitado. O pre�o destes avi�es � elevado – entre 100.000 d�lares (81.760 euros) os pequenos UAV e um milh�o de d�lares (820.000 euros) os Altair – e não substituiráo os avi�es tripulados. Por�m, são mais um par de olhos para os bombeiros. "Quanto mais instrumentos houver, mais eficaz será o trabalho", comentou Everet Hinkley, chefe do Centro de Aplica��es de Sensores Remotos dos Serviços Florestais em Salt Lake City (Utah).
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