Identificação de inovações práticas ‘na exploração’ que respondam às necessidades dos produtores europeus de bovinos de carne – é a missão da Rede BovINE financiada pela UE

Identificação de inovações práticas ‘na exploração’ que respondam às necessidades dos produtores europeus de bovinos de carne – é a missão da Rede BovINE financiada pela UE

Os parceiros do BovINE partilham as últimas Inovações (IN) e Boas Práticas (BP) identificadas no âmbito do projeto. Esta partilha decorrerá online na 3ª feira, 22 de junho de 2021.

Tendo como anfitriões os parceiros franceses no projeto, IDELE e FNB, estão todos convidados a participar no evento a decorrer online, que juntará investigadores, produtores, organizações de produtores e consultores, para além de outros agentes da cadeia de valor da carne de bovino, de forma a ouvir da parte dos investigadores e profissionais do sector as soluções apresentadas para as necessidades dos produtores europeus de bovinos de carne.

  • Haverá oportunidade para uma visita virtual a explorações de demonstração francesas, bem como um tempo para discussão e para colocar questões.
  • As apresentações serão feitas em francês e em inglês, com tradução simultânea.

Registe-se para participar na reunião online aqui: https://bit.ly/3gvIyAL

A Professora Maeve Henchion do Teagasc, Coordenadora do BovINE refere:
 “Um muito obrigada aos parceiros franceses no BovINE, IDELE e FNB, pela organização e por serem coanfitriões do nosso encontro de verão de 2021, cujo enfâse será no progresso feito até aqui na identificação dos desafios e na tentativa de encontrar soluções que respondam às necessidades identificadas pelos produtores europeus de bovinos de carne. É com um imenso gosto que recebemos e acolhemos todos os participantes por meio de nossa plataforma online com tradução simultânea Inglês-Francês disponível.

A Sustentabilidade Ambiental, um tópico de interesse crescente para toda a comunidade de produtores de bovinos de carne e um dos temas centrais do BovINE, assume particular relevância no programa deste encontro. Na sessão dedicada aos desafios e soluções, haverá apresentações sobre crédito de carbono e sobre a gestão eficaz de sebes para o sequestro de carbono. O bem-estar e a eficiência da produção de bovinos de carne ao longo do ciclo produtivo e as questões relacionadas com a viabilidade económica também serão fortemente abordados, com apresentações sobre protocolos de avaliação destinados a garantir a qualidade do bem-estar animal na produção.

Esperamos que este seja um tempo muito produtivo para partilha e troca de informação entre os agricultores europeus e todos os participantes ao longo do dia.”

Valerie David, presidente do grupo de trabalho sobre saúde e bem-estar animal na IDELE, coanfitriã deste encontro online refere:

“É com enorme satisfação que a IDELE confirma que Jean-Pierre Fleury, coordenador do grupo de trabalho de bovinos de carne na COPA COGECA, fará uma apresentação sobre as políticas europeias e internacionais relacionadas com as explorações de bovinos de carne. A nossa colega francesa da Interbev, Caroline Guinot, falará sobre o ‘Pacto’ de compromisso social da fileira francesa de bovinos de carne recentemente desenvolvido, enquanto o colega da IDELE, André Le Gall, partilhará connosco conhecimentos sobre a estrutura francesa de  investigação e desenvolvimento (R&D) na produção de bovinos de carne. O encontro da rede BovINE termina convidando todos a juntarem-se para um ‘passeio virtual’ pelas explorações experimentais, ou de demonstração, de bovinos de carne em França.”

Os parceiros do BovINE e os coordenadores das redes (NM) da Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha apresentarão Inovações (RIs) e Boas Práticas (GPs), algumas das quais serão demonstradas em explorações ou partilhadas pelos agricultores e grupos de peritos ao longo dos próximos meses.

A biblioteca do BovINE, continuamente em expansão e em desenvolvimento e que inclui materiais e informação acessível e relevante, bem como os canais de divulgação do projeto, nomeadamente a plataforma Bovine Knowledge Hub (BKH), desenhada para ser usada por produtores, consultores e outros agentes, serão apresentados no final da sessão principal.


  1. 22 junho 2021 – encontro online: Programa:

Programa (CEST):

09:30 – 10:00 – Abertura e Boas vindas (Teagasc, IDELE, FNB)

10:00 – 10:30 – Pacto para o Compromisso Social da fileira francesa de bovinos de carne (Caroline Guinot, Interbev)

10:30 – 11:00 – Intervalo

11:00 – 11:30 – Quadro francês de R&D para a produção de bovinos de carne (André Le Gall, IDELE)

11:30 – 12:00 – Explorações de bovinos de carne na Europa, qual a posição entre as políticas europeias e internacionais? (Jean-Pierre Fleury, COPA COGECA)

12:00 – 12:10 – Síntese da sessão da manhã

12:10 – 13:00 – Almoço

13:00 – 15:00 – Desafios ao nível da Sustentabilidade e Soluções propostas pelo BovINE em 2020/21 / (Damiana Maiz Barrutia, INTIA)

15:00 – 15:30 – Intervalo com sessões de trabalho em rede

15:30 – 16:30 – Divulgação do conhecimento compilado pelo BovINE para os agricultores – informação e materiais acessíveis e relevantes ao nível de boas práticas na exploração. (Rhonda Smith e Marie Saville, Minerva UK)

16:30 – 17:15 – Visitas virtuais a explorações demonstração francesas de bovinos de carne

17:15 – 17:30 – Encerramento do encontro

  1. Tópicos prioritários para 2021 em cada um dos quatro temas do BovINE
Área temática Título do tópico prioritário Breve descrição
Resiliência Socioeconómica Iniciativas para promoção da imagem e sustentabilidade do consumo de carne de bovino Identificar estratégias que podem melhorar a perceção do consumidor sobre a carne bovina, por exemplo, cadeias curtas de comercialização, rótulos de certificação e sustentabilidade e esquemas de certificação da produção.
Sistemas de instalações economicamente eficientes para a produção de carne Identificar instalações mais eficiente de forma a reduzir  o maneio excessivo dos animais; reduzir o nível de stress no animal e no operador e reduzir o consumo de energia e água.
Saúde e Bem-Estar Animal Ferramentas simples de avaliação e divulgação do bem-estar animal nas explorações de produção de carne Identificação de ferramentas que permitem inspeções rápidas e eficazes através de dispositivos móveis e/ou registos em papel.
Fatores associados ao maneio, ao alojamento e ao ambiente, que afetam o bem-estar animal nas unidades de recria e de acabamento Identificar a influência de fatores de stress no ganho de peso médio diário, tais como operações de maneio ou interações agonísticas entre animais ou dificuldade de acesso destes a recursos.
Sustentabilidade Ambiental Sistemas de apoio financeiro à sustentabilidade ambiental Programas de apoio financeiro que recompensem os produtores pelos serviços ambientais fornecidos, como redução de carbono, preservação da biodiversidade e da qualidade da água dos solos e do ar.
Sequestro de carbono nas explorações de bovinos de carne Identificar métodos usados para aumentar o sequestro de carbono em explorações de bovinos de carne, como técnicas de maneio e gestão de pastagens, técnicas de agricultura de conservação, e o papel potencial dos sistemas agroflorestais.
Eficiência Produtiva e Qualidade da Carne Influência da alimentação e do stress na qualidade da carne Identificar estratégias de alimentação e fatores que originam stress (na exploração e durante o transporte) que podem alterar a qualidade da carne, conforme percecionado pelos consumidores (aparência, qualidade alimentar, prazo de validade, atributos acreditados).
Otimização do número de vitelos por vaca e por ano Identificação de estratégias de produção (nutrição, saúde animal, gestão de dados, genética), para atingir o objetivo de um vitelo por vaca por ano.

Mais informação sobre os Tópicos Prioritários está disponível no site do Bovine www.bovine.eu e na plataforma Bovine Knowledge Hub (BKH) – www.bovine-hub.eu

  1. Mais informações sobre o projeto, incluindo pedidos de entrevistas com os líderes de cada tema, coordenador do projeto ou outros membros da equipe do projeto e/ou conteúdo audiovisual (fotos/vídeos), entre em contacto com Rhonda Smith & Marie Saville no Reino Unido: [email protected] +44 (0) 1264 326427 / +44(0)7887-714957.
  2. O projeto BovINE tem um Network Manager (NM) em cada um dos 9 parceiros (Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha) construindo redes entre os membros da comunidade produtora. Os seus contactos podem ser encontrados no site do BovINE: http://www.bovine-eu.net/network-managers/.
  3. Este comunicado à imprensa e mais informações sobre os Tópicos Prioritários estão disponíveis em mais nove idiomas. Clique nas bandeiras da página inicial do site BovINE para aceder a toda a informação em cada um dos idiomas.
  4. Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através do Horizonte 2020 “Rural Renaissance Programme”. Project No: 862590 sob o concurso H2020-RUR-2019-15. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590
  5. Parceiros no Projeto BovINE
No. * Nome da Organização participante País Atividade
1 Teagasc – Agriculture and Food Development Authority
Project Coordinator – Prof. Maeve Henchion [email protected];
Project Manager – Richard Lynch: [email protected]
Irlanda Investigação aplicada/ extensão
2 Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG Irlanda Associação de produtores
3 Centro Ricerche Produzioni Animali – C.R.P.A. s.p.a. Itália Investigação aplicada
4 Unicarve – Associazione Produttori Carni Bovine Itália Associação de produtores
5 Institut de l’Elevage França Investigação aplicada/ consultoria
6 Fédération Nationale Bovine França Associação de produtores de bovinos de carne
7 Universidad de Zaragoza Espanha Investigação
8 Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA Espanha Investigação aplicada/consultoria
9 Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego Polónia Investigação
10 Polish Beef Association Polónia Associação de produtores de bovinos de carne
11 Faculdade de Medicina Veterinária Portugal Investigação
12 ACBM- Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos Portugal Associação de produtores de bovinos
13 Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek Bélgica Investigação aplicada
14 Boerenbond Bélgica Associação produtores
15 Friedrich Loeffler Institut – Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit Alemanha Investigação
16 Bundesverband Rind und Schwein e.V Alemanha Associação produtores
17 Minerva HCC Ltd UK PME – comunicação
18 NPO Liivimaa Lihaveis Estónia Organização sem fins lucrativos

Webinares BovINE – 14, 22 e 28 de junho

Comente este artigo
Anterior Sabugal tem projeto de vigilância de trilhos BTT que inclui prevenção de incêndios
Próximo Programa Apícola Nacional (PAN) 2020-2022 | Aplicação de regras nacionais complementares

Artigos relacionados

Últimas

Governo diz levar “muito a sério” o combate à vespa asiática

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje, em Marco de Canaveses, que o Governo leva “muito a sério” o combate à […]

Notícias florestas

ICNF realiza ações de fogo controlado em vários Perímetros Florestais

Aproveitando as condições meteorológicas favoráveis para a gestão de combustível através do uso do fogo, o ICNF iniciou o ano de 2021 com a realização de diversas ações de fogo controlado. […]

Dossiers

Cotações – Bovinos – 22 a 28 de março 2021

As cotações mais frequentes, de novilhas e de novilhos, 12 a 24 meses, não se alteraram. […]