Sabugal tem projeto de vigilância de trilhos BTT que inclui prevenção de incêndios

Sabugal tem projeto de vigilância de trilhos BTT que inclui prevenção de incêndios

O município do Sabugal está a desenvolver um projeto de vigilância e de manutenção de trilhos de BTT e pedestres, que também inclui a vertente da prevenção de incêndios e de contacto com idosos que vivem isolados.

O projeto denominado “Olhos de Lince” começou este mês e envolve nove técnicos do setor do desporto, que se deslocam pelo território em bicicletas elétricas recentemente adquiridas pela autarquia.

“O projeto nasceu com a índole da questão da monitorização dos nossos trilhos de BTT e pedestres, no entanto, uma vez que estávamos com essa missão, achámos por bem também alargar a esse âmbito de prevenção de fogos florestais e apoiar a proteção civil e a questão dos idosos”, disse hoje à agência Lusa Amadeu Neves, vereador com o pelouro do desporto no município do Sabugal, no distrito da Guarda.

Segundo o responsável, para além da vigilância dos mais de 500 quilómetros de trilhos de BTT existentes no concelho, o projeto permite dar apoio a nível da proteção civil, com o alerta para “alguns problemas” relacionados com a limpeza de terrenos, ou outras situações.

Nas deslocações regulares, os técnicos desportivos do município também contactam com idosos que se encontram mais isolados e que estão referenciados pelos serviços municipais.

Segundo Amadeu Neves, eles passam pelos locais previamente identificados e “se detetarem algum problema”, tal facto será comunicado às autoridades competentes.

O responsável sublinha que a iniciativa surgiu, inicialmente, para dar resposta à monitorização dos percursos pedestres e de BTT existentes no concelho, apesar de a sua limpeza estar protocolada com as equipas de bombeiros e de sapadores florestais locais.

“A monitorização era um grande problema, porque tínhamos de ter sempre reporte se os percursos estavam ou não circuláveis e como se encontravam ao nível da limpeza”, situação que foi ultrapassa com a sugestão apresentada pelos técnicos municipais de desporto, disse.

Para além dos técnicos desportivos, o município pretende envolver na iniciativa os jovens do concelho que, nas férias e nos tempos livres, também queiram associar-se e ser “olhos de lince”.

A ação, apoiada pelo Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) ‘Educa + Sabugal’ e pelo programa autárquico “Sabugal Respira Desporto” tem ainda como objetivo a sensibilização dos mais jovens para a prática desportiva e para a prevenção do meio ambiente.

O projeto “Olhos de Lince” é dinamizado pelo município do Sabugal, localizado junto da fronteira com Espanha, em colaboração com os Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, com a GNR, a Reserva Natural da Serra da Malcata e com as Equipas de Sapadores Florestais do concelho.

Comente este artigo
Anterior Trovoadas com granizo e chuva forte são "normais para esta época"
Próximo Identificação de inovações práticas ‘na exploração’ que respondam às necessidades dos produtores europeus de bovinos de carne - é a missão da Rede BovINE financiada pela UE

Artigos relacionados

Nacional

Primeira loja da Mercadona em Portugal abriu hoje

Abriu hoje, 2 de Julho, o primeiro supermercado da Mercadona em Portugal. Situado em Canidelo, Vila Nova de Gaia (no distrito do Porto), […]

Eventos

Anipla reúne especialistas para debate sobre inovação e tecnologia na produção de alimentos – 23 e 30 de Março 2017 – Porto e Lisboa

Em 2017 a Anipla propõe uma reflexão sobre a disponibilidade de soluções inovadoras e tecnológicas na produção de alimentos e a sua responsabilidade na melhoria e desenvolvimento da atividade agrícola nacional. […]

Últimas

A rega (pintar a paisagem de verde dá muito trabalho)

Com a rega me deito e com a rega me levanto. Por estes dias, é a minha sina e dos agricultores vizinhos com quem me cruzo quando vou ao campos “mudar a rega”. Nestes meses de verão, regar […]