A Herdade dos Grous juntou-se à International Wineries for Climate Action (IWCA), assumindo o compromisso de reduzir anualmente as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) e atingir a neutralidade carbónica até 2050. O IWCA conta atualmente com 34 membros.
Segundo explicado em comunicado, a Herdade dos Grous e a Sogrape são os mais recentes membros aderentes do IWCA e juntam-se à Symington Family Estates, passando assim esta organização a contar com três presenças Portuguesas.
Para serem reconhecidas como membros do IWCA, as empresas do sector vitivinícola têm de cumprir com vários requisitos. Para além da redução das emissões totais, têm ainda de realizar um inventário de emissões de GEE e de assegurar a sua verificação por entidade acreditada, de acordo com a norma ISO 14064. As empresas membro devem assegurar que pelo menos 20% da energia consumida provêm de fontes renováveis.
“A Herdade dos Grous tem como missão produzir de modo sustentável, protegendo o ambiente, promovendo o bem-estar dos seus colaboradores e beneficiando a comunidade local na qual está inserida. A nossa estratégia para uma maior resiliência climática, suporta não só o atual modelo de negócio, como também garante uma gestão agrícola responsável, permitindo assim acreditar que as próximas gerações possam ter um planeta igual ou melhor do que aquele em que nos encontramos”, declara o diretor de enologia e gerente, Luís Duarte.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.