GPP divulga nova edição da CULTIVAR com o tema “Bioeconomia”

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral apresenta a edição n.º 15 da CULTIVAR com o tema “Bioeconomia“.

Este tema prossegue a linha editorial do GPP, em que se pretende efetuar análises abrangentes da agricultura, floresta, território e sistemas alimentares, com contributos que compreendem um caráter marcadamente multifatorial.

A Bioeconomia têm vindo a ganhar relevância crescente na agenda política internacional, em alinhamento com os objetivos da Economia Circular, nomeadamente em três vertentes cruciais: uso sustentável de recursos, procura crescente de alimentos e energia e dissociação entre crescimento económico e degradação ambiental. Ao nível da UE, nomeadamente na PAC, a Bioeconomia é encarada como uma prioridade.

A opção por este tema  tem como principal objetivo promover, a nível nacional, o processo de reflexão sobre a futura “Estratégia para a Bioeconomia em Portugal”. Para tal, foram convidados vários especialistas que fizeram uma reflexão profunda sobre uma matéria tão relevante e transversal a todos os sectores que utilizam e produzem recursos biológicos.

Convidamos a efetuar uma leitura completa dos vários textos, de onde se poderá retirar, mesmo com os pontos de vista diferentes dos vários autores, um conjunto vasto de informação com uma particular componente didática e, transversalmente, elementos comuns fundamentais.

A Edição n.º 15 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital, para download, na página web do GPP (www.gpp.pt) | Publicações CULTIVAR

Ver documento | pdf  |  ebook

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em GPP.

Anterior Candidatos às eleições europeias lançam ‘Manifesto pelo Mundo Rural’
Próximo Produtores de gado de Bragança com ajuda municipal para sanidade animal

Artigos relacionados

Comunicados

Bolsa Nacional de Terras – Alienação de prédios rústicos da EDIA

[Fonte: GPP]
A EDIA disponibiliza para alienação 29 prédios rústicos nas freguesias de Beringel e Trigaches, no concelho de Beja.
As propostas deverão ser apresentadas em carta fechada até às 18:00 horas no dia 6 de março de 2017. […]

Comunicados

Jorge de Melo e Paula Alves lideram o maior instituto de biotecnologia em Portugal

O Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) conta, desde Abril, com uma nova Direção que integra CEO’s e gestores de empresas multinacionais de origem portuguesa e investigadores científicos. Jorge de Melo, CEO da Sovena (Grupo Nutrinveste), é o atual Presidente e Paula Alves, investigadora e docente na Universidade Nova de Lisboa, mantém-se como CEO do iBET. […]

Sugeridas