Governo vai identificar necessidades de investimento dos agricultores

Governo vai identificar necessidades de investimento dos agricultores

[Fonte: Gazeta Rural]

O Governo vai iniciar o levantamento das necessidades de investimento dos agricultores em equipamentos de captação, transporte e armazenamento de água, “tendo em conta as condições climatéricas verificadas em Portugal Continental”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura indicou que este levantamento, através das direções regionais de Agricultura e Pescas, tem também como objetivo averiguar as necessidades de investimento em equipamentos para abeberamento de gado.

“Tendo em conta as atuais condições climatéricas verificadas em Portugal continental, e a provável evolução para uma situação de seca agrometeorológica e hidrológica, o Ministério da Agricultura disponibilizou, através das direções regionais de Agricultura e Pescas, um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores”, lê-se no documento.

De acordo com o ministério liderado por Capoulas Santos, os agricultores têm até 15 de maio para preencher este documento e deverão também indicar os meios de que já dispõem.

Esta medida insere-se no âmbito da atividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que acompanha “o impacto da situação da seca no terreno, em cada momento”.

Neste sentido, as direções regionais têm entre os dias 15 e 30 de cada mês de disponibilizar informação sobre a evolução da situação de seca nas respetivas regiões.

A informação em causa deverá “caracterizar a atual situação e a evolução dos recursos hídricos privados, das pastagens e forragens, culturas permanentes e temporárias”, explica o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Comente este artigo

O artigo Governo vai identificar necessidades de investimento dos agricultores foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Governo criou carreira especial de inspeção veterinária
Próximo Autarquia de Baião sensibilizou os mais novos para os cuidados a ter junto da floresta

Artigos relacionados

Nacional

Syngenta comemora 10 anos de Operation Pollinator em Portugal

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

“Biodiversidade e agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator” é um evento que vai decorrer na tarde de 13 de Junho, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura 2019. Esta iniciativa é promovida pela Syngenta em colaboração com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e visa comemorar o décimo aniversário da implementação do programa Operation Pollinator em Portugal. […]

Nacional

Crise dos combustíveis põe em risco alimentação dos animais. IACA prevê prejuízo de 4 M€ por dia

[Fonte: Agricultura e Mar]
A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais prevê “graves prejuízos no sector, quer no abastecimento de matérias-primas à indústria, quer no fabrico e distribuição dos alimentos aos animais, durante a greve dos transportadores de matérias perigosas, […]

Notícias PAC pós 2020

Comunidad Valenciana y Cataluña defenderán una PAC específica para su agricultura mediterránea

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
La conselleras de Agricultura de la Comunidad Valenciana y Cataluña, Elena Cebrián y Teresa Jordà, respectivamente, han acordado este jueves 10 abrir vías de trabajo para defender los intereses conjuntos y “una visión”  de la agricultura mediterránea ante las reformas de la Política Agraria Común (PAC) y la pesca de arrastre. […]