Governo Regional dos Açores admite mais 14 guardas florestais

Governo Regional dos Açores admite mais 14 guardas florestais

Os Açores terão um reforço de 14 guardas florestais, em diferentes ilhas, revelou esta terça-feira o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.

“A admissão de novos guardas florestais nos Açores vai permitir reforçar a ação desta classe profissional tão importante para a defesa e a vigilância da nossa floresta, que é um elemento estruturante da nossa paisagem e um fator de dinamização económica e social”, afirmou João Ponte, citado numa nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional.

Atualmente, os Açores contam com 52 guardas florestais (sete mulheres e 46 homens), com uma idade média de 46 anos, estando distribuídos por oito das nove ilhas do arquipélago.

Os novos 14 guardas florestais (cinco mulheres e nove homens) têm uma média etária de 24 anos.

Segundo o secretário regional da Agricultura e Florestas, concorreram às vagas disponíveis 109 candidatos de oito ilhas do Açores e um da Madeira, 11 dos quais com licenciatura, um com mestrado e os restantes com o 12.º ano de escolaridade.

João Ponte destacou o “contributo muito relevante” dos guardas florestais na colocação em prática da estratégia de gestão responsável e sustentável da floresta.

“Estamos a falar de uma classe profissional que, diariamente, dá um contributo muito grande na preservação da floresta, em questões ligadas à caça, no acompanhamento de trabalhos de reflorestação e fiscalização”, frisou, acrescentando que estes profissionais são merecedores do reconhecimento cívico pelo trabalho que desenvolvem.

O artigo foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Abertas candidaturas a apoios para reforço da defesa floresta
Próximo Vantagens do Medronho divulgadas em manual

Artigos relacionados

Últimas

Alunos de Mangualde e da Guarda venceram “Volta a Portugal em Fruta”, do Centro de Frutologia Compal

As turmas vencedoras da “Volta a Portugal em Fruta”, iniciativa do Centro de Frutologia Compal, foram a 3B da Escola Básica Ana de Castro Osório, […]

Últimas

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo premiado

Na fase nacional da edição e 2019 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo” […]

Últimas

Oferta de emprego – AUCHAN – Lisboa

AUCHAN PORTUGAL HIPERMERCADOS no âmbito da sua Estratégia de Gestão do Capital Humano está a promover Estágios Profissionais através do programa do IEFP destinado a Jovens com formação superior.