Governo dos Açores diz que região tem sido “bastante eficiente na utilização de recursos comunitários”

Governo dos Açores diz que região tem sido “bastante eficiente na utilização de recursos comunitários”

“A região, isso é reconhecido e não é de agora, tem sido bastante eficiente na utilização dos recursos comunitários que têm sido colocados à sua disposição”, declarou Vasco Cordeiro.

O presidente do governo açoriano falava na inauguração do caminho florestal do Pico Gaspar, na Praia da Vitória, ilha Terceira, integrada na visita de trabalho do executivo àquela ilha.

Vasco Cordeiro deu o exemplo das taxas de compromisso e de execução do programa Prorural para destacar a utilização “eficiente” dos fundos europeus.

“No caso do Prorural, temos já uma taxa de compromisso superior a 90% e uma taxa de execução que se aproxima dos 73%, 75%”, realçou.

O Prorural é o programa de desenvolvimento rural da Região Autónoma dos Açores, sendo comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Vasco Cordeiro realçou que a região “irá utilizar plenamente as verbas”, quer do Prorural, quer do programa operacional regional, para “promover o desenvolvimento” do arquipélago.

Segundo o líder do executivo açoriano, a taxa de utilização das verbas comunitárias revela a “vontade” da região de utilizar “cabalmente todos os recursos” disponíveis, salientando que essa utilização irá acontecer também “neste período de programação de fundos comunitários”, referindo-se às discussões acerca do quadro plurianual 2021-2027.

Vasco Cordeiro salientou que foram investidos cerca de 26 milhões de euros nesta legislatura em “todas as infraestruturas agrícolas”, um valor superior em 14 milhões de euros face à legislatura anterior.

Na agenda do executivo na visita à Terceira, o presidente do Governo Regional também esteve presente na inauguração do centro de desenvolvimento e inclusão juvenil da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

O presidente e o vice-presidente do executivo açoriano marcaram também presença na inauguração das instalações da Rook Technology, em Angra do Heroísmo, empresa que opera na área da tecnologia e que emprega 40 pessoas.

O artigo foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Simplex. Declaração da Segurança Social e obrigações fiscais mais ágeis
Próximo Mercadona abre novo supermercado em Penafiel

Artigos relacionados

Opinião

InovTechAgro – Inovação, mas não só! – Luís Alcino da Conceição

No nova PAC no período pós 2020 e na recente Agenda para a Inovação do Ministério da Agricultura as competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização […]

Nacional

Semear a inclusão no setor agroalimentar

Através do Programa Semear, jovens com deficiência intelectual, dos 18 aos 45 anos, estão a receber formação e a ser integrados socioprofissionalmente em empresas do setor agroalimentar, […]

Nacional

Mação e Pedrógão: unidos pela tragédia, separados pela estratégia

Mação tem cadastro desde a década de 1980 e era “um excelente aluno das boas práticas florestais”, o que não tem impedido que o fogo entre no […]