Governo dos Açores destaca investimentos na agricultura no Orçamento para 2021

Governo dos Açores destaca investimentos na agricultura no Orçamento para 2021

O secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores António Ventura enalteceu hoje os investimentos previstos para o setor no Orçamento regional para 2021, enquanto os partidos da oposição alertaram para as dificuldades atravessadas pelos agricultores.

“Este plano evidencia um esforço financeiro no apoio direto às produções locais vegetais e animais, no âmbito do POSEI, que ascende a 94% na componente regional, quando comparado com 2020”, declarou Ventura.

O secretário regional falava hoje na Assembleia Regional, na cidade da Horta, na discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021.

“Igualmente para este ano, crescemos em 34% no total do investimento e em 53% no esforço regional nas verbas financeiras relativas à produção de agroalimentos em zonas desfavorecidas, quando comparado a 2020”, acrescentou o governante.

António Ventura disse ainda existir um aumento de 12% na verba destinada à agricultura biológica e de 36% no apoio às explorações agrícolas.

Pelo PS, o deputado Carlos Silva enalteceu o trabalho realizado pelos anteriores governos regionais socialistas no aumento da produtividade das explorações e no aumento da produção de leite, lamentando a ausência de políticas para aumentar o preço do leite pago ao produtor e de medidas no Plano para 2021 para “garantir um rendimento justo aos agricultores” açorianos.

Na resposta, o deputado do PSD/Açores Bruno Belo criticou a postura do PS, pedindo aos socialistas uma “oposição responsável” e elogiou o Plano e Orçamento que disse terem uma “estratégia orientada para sustentabilidade e produção de alimentos e renumeração dos produtos a preços justos”.

O deputado da IL no parlamento açoriano, Nuno Barata, alertou para a “crise mais grave de sempre” atravessada atualmente pelos agricultores regionais, criticando o PS e a Federação Agrícola dos Açores por promoverem uma produção assente em “baixo valor acrescentado”.

O líder parlamentar do BE/Açores, António Lima, levou ao debate a questão da esterilização de animais errantes e de companhia, considerando “fundamental” estabelecer um programa gratuito em cooperação com as autarquias.

Por outro lado, o deputado único do PAN, Pedro Neves, disse ser “essencial” promover uma estratégia para a diversificação agrícola nos Açores, assente na “agricultura biológica”.

Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.

Este são os primeiros Plano e Orçamento do Governo Regional liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo e pela Iniciativa Liberal e pelo Chega.

José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do Governo dos Açores em novembro de 2020, terminando com um ciclo de 24 anos de governação do PS na região: de 1996 a 2012 sob a liderança de Carlos César; de 2012 a 2020 com Vasco Cordeiro na chefia do executivo.

Comente este artigo
Anterior Federação de regantes pede investimentos nacionais no setor
Próximo A comunicação social e os enganos da população urbana face ao que é a produção agrícola

Artigos relacionados

Últimas

Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional Agricultura – 24 de fevereiro

O Prémio Nacional de Agricultura promove, incentiva e premeia os casos de sucesso da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária. […]

Nacional

Mais de 300 operacionais e 12 aeronaves combatem chamas em Alvaiázere

Mais de 300 operacionais e 12 aeronaves estão a combater um fogo que deflagrou em Alvaiázere, no distrito de Leiria, não estando habitações em risco, […]

Eventos

Sessão de apresentação da CULTIVAR – “Abastecimento alimentar: que fronteiras?” – 11 de novembro

O GPP apresenta no próximo dia 11 de novembro, a 20ª edição da sua publicação CULTIVAR com o tema “Abastecimento alimentar: que fronteiras?” em sessão transmitida em livestreaming a partir […]