Governo apoia a maior representação de sempre do setor hortofrutícola em certame internacional

Governo apoia a maior representação de sempre do setor hortofrutícola em certame internacional

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, visitou hoje a Fruit Atraction, uma das maiores feiras mundiais de futas e hortícolas, que está a decorrer em Madrid até sexta-feira. No final da visita, Luís Vieira congratulou-se pela presença, no certame, da maior delegação de sempre de empresas portuguesas: 30 no total, o que representa um aumento de 50 % em relação à edição de 2016.

“A forte presença portuguesa é reflexo de uma aposta persistente no mercado internacional que se tem traduzido num crescimento continuado das exportações”, afirmou o Secretário de Estado. Luís Vieira sublinhou que, “nos primeiros oito meses de 2017, as exportações, neste setor, registaram um aumento de 20% em relação ao período homólogo de 2016, indicador de que, no caso da fruta, atingiu mesmo o valor de 40%”.

O Secretário de Estado considerou que “este dinamismo resulta de uma forte aposta dos empresários portugueses no conhecimento, inovação e investimento”, salientando que, no âmbito do PDR2020, foram já contratados, neste setor, mais de três mil projetos, envolvendo 621 milhões de euros de investimento e 237 milhões de apoios públicos.

Luís Vieira referiu ainda que o Governo prossegue o trabalho empenhado de abertura de novos mercados. Nos últimos dois anos, foram abertos 36 mercados em países terceiros, proporcionando assim ao setor mais destinos para a exportação dos respetivos produtos.

Comente este artigo
Anterior Dia de Campo - InovMilho 2017 - 26 de Setembro 2017 - Coruche
Próximo Economia circular e combate ao desperdício do continente são premiados

Artigos relacionados

Comunicados

Consulta específica sobre o papel do euro no comércio internacional de produtos agrícolas e alimentares

No início de dezembro de 2018, a Comissão adotou a Comunicação “Rumo a um papel internacional mais forte do euro”.
Esta comunicação realça a necessidade de aprofundar a relação entre a União Económica e a União Monetária, […]

Comunicados

Sessão para técnicos em Gondomar remarcada

A sessão de formação do Projecto Melhor Eucalipto em Gondomar foi remarcada para o primeiro trimestre de 2019. A acção, dirigida a técnicos, […]

Comunicados

Cadeia Agroalimentar repudia possibilidade de desmembramento da DGAV

Catorze entidades* representativas de todos os elos da fileira da produção pecuária nacional rejeitam a proposta de desagregação da DGAV – Direção […]