Governo anuncia apoios para agricultores afetados pela Leslie

Governo anuncia apoios para agricultores afetados pela Leslie

Fonte: [Vida Rural]

O Governo já anunciou apoios a fundo perdido para os agricultores afetados pela passagem da tempestade Leslie.

O Governo já anunciou apoios a fundo perdido para os agricultores afetados pela passagem da tempestade Leslie. O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou ontem a zona de Montemor-o-Velho, na Região Centro, a mais afetada pela tempestade Leslie, onde está já em curso o levantamento dos prejuízos sofridos pelos agricultores.

O Secretário de Estado anunciou a atribuição de apoios a fundo perdido no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020. Os níveis de apoio atingem os 100% para prejuízos até 5.000 euros; 85% para prejuízos entre os 5.000 e os 50.000 euros; 50% para prejuízos entre 50.000 e 800.000 euros. Esta medida abrange infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares. Luís Medeiros Vieira anunciou também que as despesas serão elegíveis a partir da data da ocorrência dos prejuízos e que os pagamentos poderão ter lugar após a contratação dos projetos junto do IFAP, contra apresentação da fatura, podendo os agricultores dar já início aos trabalhos.

O Governo está também a estudar a possibilidade de disponibilizar uma linha crédito garantida, a adotar em caso de necessidade, tendo como objetivo apoiar as Cooperativas e Agrupamentos de Produtores dos concelhos afetados, para minimizar os custos fixos daquelas organizações por falta de matéria-prima para comercializar. As condições de acesso e valor desta linha serão divulgadas logo que possível.

Os prejuízos registados em culturas anuais estão cobertos pelo Sistema de Seguros de Colheitas, que o Ministério da Agricultura financia em 60% a fundo perdido, num montante global anual de 11 milhões de euros.

O Secretário de Estado da Agricultura assumiu o compromisso de abrir as candidaturas o mais rapidamente possível, tendo em vista a mitigação dos prejuízos sofridos pelos agricultores das zonas afetadas.

A plataforma para apresentação da declaração de prejuízos agrícolas está já disponível no site da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Comente este artigo
Anterior Anipla quer população portuguesa a debater o Futuro Da Alimentação Mundial
Próximo Investigadores internacionais trocam experiências com a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande

Artigos relacionados

Nacional

Casa Sabicos Reserva 2013 ganha medalha de excelência da Confraria Bacchus de Albufeira

O vinho tinto alentejano Casa Sabicos Reserva 2013, da Casa Agrícola Santana Ramalho, recebeu a medalha de excelência pela Confraria Bacchus de Albufeira, […]

Nacional

Partilha de fotografias sobre o rural em nova campanha da ENRD

[Fonte: Rede Rural Nacional] A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) está a promover uma campanha de verão nas redes sociais com a hastag #RuralEurope e convida os utilizadores a partilhar fotografias originais e criativas que demonstrem a faceta rural dos respetivos países. […]

Opinião

E se Marine Le Pen ganhar? – Lopo de Carvalho

No passado dia 23 de abril, os Franceses decidiram levar a uma segunda volta de eleições presidenciais dois candidatos muito distintos. […]