Fruit Logistica apresenta relatório de tendências  do setor da distribuição para 2019

Fruit Logistica apresenta relatório de tendências do setor da distribuição para 2019

  • Resultados do relatório elaborado pela consultora Oliver Wyman foram divulgados no arranque da Fruit Logistica que decorre entre 6 e 8 de fevereiro, em Berlim;
  • Estudo mostra que 59% dos consumidores elege a qualidade como o fator mais importante na escolha de produtos frescos em loja;
  • O preço e as promoções pesam apenas 4%, atrás de outros drivers como a variedade (21%), a apresentação do produto (10%) ou a disponibilidade do produto (5%).

 A Fruit Logistica, principal feira de hortifruticultura do mundo, acaba de divulgar um novo relatório de tendências para 2019. O documento, elaborado pela consultora Oliver Wyman, destaca o papel da fruta e dos legumes frescos no comércio individual de géneros alimentícios e oferece novos dados sobre os fatores que influenciam a escolha dos consumidores.

De acordo com o relatório ‘Surprises in Store’, elaborado pela consultora norte-americana e apresentado pela primeira vez no âmbito do ‘Fruitnet World of Fresh Ideas’, 59% dos consumidores elege a qualidade como o fator mais importante na escolha de produtos frescos em loja e 47% afirma estar disposto a pagar mais por produtos de melhor qualidade.

O fator qualidade representa mesmo 33% da satisfação total do consumidor, numa lista em que o preço e as promoções pesam apenas 4%, atrás de outros drivers como a variedade (21%), a apresentação do produto (10%) ou a disponibilidade do produto (5%).

A crescente procura do consumidor por produtos frescos de alta qualidade está também a aumentar as exigências em toda a cadeia de valor, obrigando os retalhistas a direcionar o foco para o setor hortofrutícola com o intuito de aumentar as vendas, melhorar a experiência do consumidor em loja e diferenciar a oferta do ponto de vista do produto.

Estas são algumas das conclusões publicadas no relatório de tendências da Fruit Logistica, que decorre de 6 a 8 de fevereiro de 2019, em Berlim, na Alemanha.

O facto de as frutas e legumes frescos representarem um papel decisivo no comércio retalhista não surpreende ninguém no setor, afirma Alexander Pöhl, Diretor para a área de Retail & Consumer Goods da Oliver Wyman e um dos autores do relatório.

Rainer Münch, Partner da Oliver Wyman, acrescenta: O que talvez não seja tão evidente é a rápida mudança que está a acontecer no mercado dos produtos frescos. O consumidor espera encontrar frutas e legumes de boa qualidade em todas as lojas, pelo que o comércio individual de géneros alimentícios está a tentar fornecer produtos frescos para atingir uma vantagem comercial, o que se está a tornar cada vez mais difícil.

O relatório de tendências da Fruit Logistica envolveu a participação de aproximadamente 7.000 consumidores de 14 mercados na Europa e América do Norte, afirmando-se como um dos mais abrangentes na área dos produtos frescos.

→Consulte aqui o relatório de tendências da Fruit Logistica 2019←

Comente este artigo
Anterior Difusão do abacate traz grande cooperativa espanhola para o Algarve
Próximo Criação de empresas em Portugal aumenta quase 20% e insolvências sobem 7%

Artigos relacionados

Internacional

España incorpora importantes mejoras en las negociaciones para la reforma de la PAC

[Fonte: Agroinformacion – PAC]

El ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación en funciones, Luis Planas, ha participado en el Consejo de Ministros de Agricultura y Pesca de la Unión Europea, en el que se ha debatido sobre el informe de progreso en relación a las propuestas legislativas de la futura Política Agrícola Común (PAC), […]

Dossiers

Se mantiene el desequilibrio entre oferta y demanda en porcino

[Fonte: Agropopular – Cotações]

La cotización del porcino continúa subiendo, ante una oferta más corta que la demanda con la mejoría de la demanda interna y la recuperación de la exportación a China.
A lo que hay añadir, que el peso de los animales baja semana tras semana y también ha influido en nuestro mercado los incrementos anotado esta semana en los nuestros mayores competidores como Alemania que subió, […]

Últimas

ADP Fertilizantes lança nova linha de fertilizantes

[Fonte: Vida Rural]

A ADP Fertilizantes anunciou esta segunda-feira (18 de fevereiro) o lançamento da nova gama de fertilizantes Plusmaster. De acordo com a empresa, a nova linha é fabricada com a Tecnologia AntiOX, baseada num complexo ativado de minerais siliciosos, […]