“A importância do Enoturismo no Desenvolvimento dos Territórios Vinhateiros” é o tema da edição deste ano do Fórum Turismo, que decorre hoje e sexta-feira, em Palmela.
“Este ano decidiu-se fazer um fórum de turismo dedicado precisamente à importância do enoturismo no desenvolvimento dos territórios vinhateiros, uma vez que é uma temática que faz parte dos planos de desenvolvimento estratégicos dos vários territórios”, disse à agência Lusa Susana Caetano, que representa a Câmara Municipal de Palmela na organização do evento.
Lembrando que os dados estatísticos de 2022 demonstram a importância do enoturismo na região, Susana Caetano salientou que “o desenvolvimento dos territórios vinhateiros está a ser alvo de uma pesquisa mais elaborada, tanto por parte do Turismo de Portugal, como por parte de todas as outras entidades públicas”.
O programa do Fórum Turismo Palmela 2023, que decorre no Cineteatro S. João, em Palmela, inclui um conjunto de apresentações, organizadas em três painéis: Enoturismo na Península de Setúbal, Cooperação entre as Entidades e Estratégias e Sinergias – uma Visão Integrada para o Futuro.
O segundo dia do evento será dedicado à atividade “Percurso Pedestre “Jardins de Vinhas”, que vai decorrer na localidade de Fernando Pó e em Palmela, no distrito de Setúbal.
De acordo com dados estatísticos do Relatório de Atividades de 2022 da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, a Casa Mãe da Rota de Vinhos, sede da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, registou “valores de vendas na ordem dos 430.000 euros, um valor superior em 19% quando comparado com o ano anterior”.
Durante o ano de 2022, ainda segundo o relatório, só em vinhos a Casa Mãe da Rota de Vinhos registou vendas de 220.000 euros (34.200 garrafas), tendo recebido 48.000 visitantes e clientes, o que também corresponde a um aumento em relação ao ano anterior.
A Casa Mãe da Rota de Vinhos, localizada no coração da vila de Palmela, é uma antiga adega dos anos 40 do século passado, que foi reconvertida em ponto de informação enoturística e central de reservas para visitas às adegas e loja de vinhos dos produtores aderentes.
Em termos promocionais, para além da participação em feiras e realização de reuniões com operadores, a Casa Mãe da Rota dos Vinhos aposta na realização de campanhas ‘online’, com destaque para atividades como as “Vindimas na Península de Setúbal” e “Dia Mundial do Enoturismo”, passando ainda pela promoção de uma campanha de Natal, que o ano passado representou 40% do total de vendas.
Ainda de acordo com o Relatório de Atividades de 2022 da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, foram desenvolvidas “163 atividades distintas, entre circuitos enoturísticos, percursos pedestres, música e dança, cursos e provas de vinhos, atividades de ar livre, cruzeiros enoturísticos, vindimas, dia mundial do enoturismo e visitas guiadas temáticas nas adegas.
O relatório refere também que, segundo dados enviados pelos produtores aderentes à Rota de Vinhos da Península de Setúbal, quanto à receção de visitas guiadas e provas de vinhos nas adegas, estima-se que este ano haja cerca de 71.000 visitantes que procuram o enoturismo na Península de Setúbal.