Fórum de Leite – Produto Nacional de Excelência – 3 de Abril 2018 – Lisboa

Fórum de Leite – Produto Nacional de Excelência – 3 de Abril 2018 – Lisboa

Considerado por muitos como o superalimento, o leite é, de fato, uma importante fonte de nutrientes indispensáveis numa dieta alimentar saudável.

Conscientes desta realidade e da importância da desmistificação de alguns mitos associados ao seu consumo, a CONFAGRI e a FENALAC decidiram organizar um Fórum exclusivamente dedicado ao Leite ­“Leite – Produto Nacional de Excelência” com o objetivo de divulgar e promover a imagem do leite e dos produtos lácteos nacionais.

Esta iniciativa vai ter lugar no dia 3 de abril, pelas 14H30, na Sede da CONFAGRI (Palácio Benagazil em Lisboa) e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e do Secretário de Estado e da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

O peso do setor do leite na economia nacional

O 1º Painel do fórum será subordinado ao tema “O Setor Leiteiro Português – a importância económica e social”, com o Secretário-Geral da FENALAC, Fernando Cardoso.

Destaque-se que a produção de leite em Portugal representava 707 milhões de euros em 2015, o equivalente a 24% da produção animal e a 10% da produção agrícola. A indústria do leite e laticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da Indústria Alimentar.

A criação de emprego direto e indireto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de realçar que a maior parte estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.

A importância do leite na alimentação – mitos e verdades

O Nutricionista Pedro Carvalho, convidado do evento, vai falar no 2º Painel sobre “A importância do leite na alimentação – mitos e realidades”.

Pedro Carvalho afirma que “muito poucos alimentos foram alvo de uma campanha tão negativa como o leite tem sido nos últimos anos”. Neste fórum serão abordados os vários mitos que existem em torno do consumo de leite e a falta de fundamento científico de que padecem.

A nova rotulagem da origem do leite como forma de valorizar o que é nacional

No Painel 3 vai ser apresentado “O novo regime de etiquetagem da origem do leite”, pelo Diretor-Geral da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando D’Almeida Bernardo.

Recorde-se que desde o dia 1 de Janeiro de 2018, entrou em vigor uma nova legislação nacional que obriga à indicação da origem do leite nas embalagens de produtos lácteos, permitindo facilmente ao consumidor a preferência pela produção nacional.

O Comendador Manuel dos Santos Gomes, Presidente da CONFAGRI e da FENALAC, afirma: “Esta legislação vai permitir a valorização da produção nacional, tanto mais que o consumidor reconhece a qualidade do leite produzido em Portugal. Para além dos benefícios para a saúde, o consumo de leite português contribui de forma relevante para a animação da economia nacional, a criação de emprego e a coesão social e o ambiente, uma vez que esta atividade se desenvolve no meio rural ”.

 

 

Comente este artigo
Anterior 2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias
Próximo Casa do douro contra nova venda de stocks de vinho de porto velho

Artigos relacionados

Nacional

XX Fórum Nacional de Apicultura agendado para Viseu – 22 a 24 de novembro

O maior evento do setor apícola, o Fórum Nacional de Apicultura e a Feira Nacional do Mel, decorrem em Viseu de 22 a 24 de novembro. […]

Últimas

Ação de esclarecimento sobre operações financiadas do PDR2020 e MAR2020 – 13 de dezembro – Faro

No próximo dia 13 de dezembro, sexta-feira (todo o dia), com inicio às 10:00h, realizar-se-á no Auditório da DRAP […]

Eventos

Lançamento do filme – Os olivais tradicionais do Baixo Alentejo: Um habitat único a conservar – 12 de novembro – Lisboa

A sessão de lançamento do filme “Olivais tradicionais do baixo Alentejo – Um habitat único a conservar” vai realizar-se no próximo dia 12 de novembro de 2019. […]