Considerado por muitos como o superalimento, o leite é, de fato, uma importante fonte de nutrientes indispensáveis numa dieta alimentar saudável.
Conscientes desta realidade e da importância da desmistificação de alguns mitos associados ao seu consumo, a CONFAGRI e a FENALAC decidiram organizar um Fórum exclusivamente dedicado ao Leite “Leite – Produto Nacional de Excelência” com o objetivo de divulgar e promover a imagem do leite e dos produtos lácteos nacionais.
Esta iniciativa vai ter lugar no dia 3 de abril, pelas 14H30, na Sede da CONFAGRI (Palácio Benagazil em Lisboa) e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e do Secretário de Estado e da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.
O peso do setor do leite na economia nacional
O 1º Painel do fórum será subordinado ao tema “O Setor Leiteiro Português – a importância económica e social”, com o Secretário-Geral da FENALAC, Fernando Cardoso.
Destaque-se que a produção de leite em Portugal representava 707 milhões de euros em 2015, o equivalente a 24% da produção animal e a 10% da produção agrícola. A indústria do leite e laticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da Indústria Alimentar.
A criação de emprego direto e indireto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de realçar que a maior parte estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.
A importância do leite na alimentação – mitos e verdades
O Nutricionista Pedro Carvalho, convidado do evento, vai falar no 2º Painel sobre “A importância do leite na alimentação – mitos e realidades”.
Pedro Carvalho afirma que “muito poucos alimentos foram alvo de uma campanha tão negativa como o leite tem sido nos últimos anos”. Neste fórum serão abordados os vários mitos que existem em torno do consumo de leite e a falta de fundamento científico de que padecem.
A nova rotulagem da origem do leite como forma de valorizar o que é nacional
No Painel 3 vai ser apresentado “O novo regime de etiquetagem da origem do leite”, pelo Diretor-Geral da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando D’Almeida Bernardo.
Recorde-se que desde o dia 1 de Janeiro de 2018, entrou em vigor uma nova legislação nacional que obriga à indicação da origem do leite nas embalagens de produtos lácteos, permitindo facilmente ao consumidor a preferência pela produção nacional.
O Comendador Manuel dos Santos Gomes, Presidente da CONFAGRI e da FENALAC, afirma: “Esta legislação vai permitir a valorização da produção nacional, tanto mais que o consumidor reconhece a qualidade do leite produzido em Portugal. Para além dos benefícios para a saúde, o consumo de leite português contribui de forma relevante para a animação da economia nacional, a criação de emprego e a coesão social e o ambiente, uma vez que esta atividade se desenvolve no meio rural ”.