2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

A Companhia das Lezírias, S.A. (CL), empresa do Grupo Parpública, obteve em 2017 o melhor Resultado Operacional jamais alcançado, que foi de 4 milhões e 166 mil euros, num registo de crescimento anual desde 2012.

Todas as áreas operacionais contribuíram positivamente sendo mais expressivos os ganhos em produtos florestais, na produção e venda de vinho e azeite e nos produtos pecuários (bovinos de carne e cavalos Lusitanos). Os resultados do arrendamento de terras deram um contributo muito significativo para este crescimento tendo totalizado 3 milhões e 155 mil euros.

Os Gastos Operacionais não sofreram alteração, apresentando até um ligeiro decréscimo 0,5% relativamente a 2016.

Para o presidente do Conselho de Administração, António Pimentel Saraiva: “Voltou a confirmar-se a melhoria dos resultados que foi muito expressiva em 2017. Os progressos feitos nas diferentes áreas de actividade da CL, desde 2012, são uma base muito sólida para continuar a alcançar êxitos futuros.

Estes resultados reflectem a desejável conciliação entre a satisfação do interesse geral mediante uma adequada gestão dos activos públicos, que compõem o património da Companhia das Lezírias, assegurando ao mesmo tempo as condições de sustentabilidade no desempenho financeiro.

Tendo sido aprovada a distribuição ao Estado de um dividendo de 2 milhões e 284 mil euros, a CL ultrapassou os 11 milhões de euros entregues ao accionista nos últimos 6 anos.”

Apesar do ano agrícola de 2017 ter sido caracterizado por uma situação de seca a partir da Primavera, as culturas permanentes de regadio (vinha e olival) beneficiaram com a ausência de chuvas durante a floração e colheita o que levou a novos máximos de produção de uva e azeitona.

A CL encara com optimismo a campanha agrícola de 2018, que parece poder aproximar-se de uma situação de maior normalidade, com a precipitação ocorrida no mês de Março.

Companhia das Lezírias Vinha

Comente este artigo
Anterior Convenção de Revendedores Kubota 2018
Próximo Fórum de Leite - Produto Nacional de Excelência - 3 de Abril 2018 - Lisboa

Artigos relacionados

Comunicados

Apoio técnico ao encerramento dos 7º, 8º e 9º Concursos da Operação 6.2.2.

[Fonte: PDR2020]
A Autoridade de Gestão do PDR2020 informa que alarga o período de atendimento telefónico para apoio técnico ao encerramento dos 7º, 8º e 9º Concursos da «Operação 6.2.2. Restabelecimento do Potencial Produtivo», através do número de telefone 213 819 333, até às 22H00, […]

Últimas

Medida 3 do PDR. Valorização da produção Agrícola – Setor Leiteiro – Está aberta

Anúncios sobre os investimentos na Exploração Agrícola no setor leiteiro:
Ação 3.2 | Operação 3.2.1 – Investimentos na Exploração Agrícola – Setor Leiteiro  → (aqui)
Destina-se: Investimentos em explorações agrícolas na atividade de produção de leite de vaca, com início após a data de apresentação de candidatura.O período de submissão das candidaturas é de 16 de Dezembro de 2016 às 12:00 a 31 de Março de 2017 às 19:00. […]

Últimas

Consulta pública sobre a reforma das Florestas

O Governo disponibiliza para discussão pública um conjunto de medidas legislativas que foram aprovadas no Conselho de Ministros dedicado à Reforma das Florestas.

Com o intuito de envolver a administração central, as autarquias, a comunidade académica e a sociedade em geral, abre-se assim a possibilidade dos cidadãos se pronunciarem, […]