2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

A Companhia das Lezírias, S.A. (CL), empresa do Grupo Parpública, obteve em 2017 o melhor Resultado Operacional jamais alcançado, que foi de 4 milhões e 166 mil euros, num registo de crescimento anual desde 2012.

Todas as áreas operacionais contribuíram positivamente sendo mais expressivos os ganhos em produtos florestais, na produção e venda de vinho e azeite e nos produtos pecuários (bovinos de carne e cavalos Lusitanos). Os resultados do arrendamento de terras deram um contributo muito significativo para este crescimento tendo totalizado 3 milhões e 155 mil euros.

Os Gastos Operacionais não sofreram alteração, apresentando até um ligeiro decréscimo 0,5% relativamente a 2016.

Para o presidente do Conselho de Administração, António Pimentel Saraiva: “Voltou a confirmar-se a melhoria dos resultados que foi muito expressiva em 2017. Os progressos feitos nas diferentes áreas de actividade da CL, desde 2012, são uma base muito sólida para continuar a alcançar êxitos futuros.

Estes resultados reflectem a desejável conciliação entre a satisfação do interesse geral mediante uma adequada gestão dos activos públicos, que compõem o património da Companhia das Lezírias, assegurando ao mesmo tempo as condições de sustentabilidade no desempenho financeiro.

Tendo sido aprovada a distribuição ao Estado de um dividendo de 2 milhões e 284 mil euros, a CL ultrapassou os 11 milhões de euros entregues ao accionista nos últimos 6 anos.”

Apesar do ano agrícola de 2017 ter sido caracterizado por uma situação de seca a partir da Primavera, as culturas permanentes de regadio (vinha e olival) beneficiaram com a ausência de chuvas durante a floração e colheita o que levou a novos máximos de produção de uva e azeitona.

A CL encara com optimismo a campanha agrícola de 2018, que parece poder aproximar-se de uma situação de maior normalidade, com a precipitação ocorrida no mês de Março.

Companhia das Lezírias Vinha

Comente este artigo
Anterior Convenção de Revendedores Kubota 2018
Próximo Fórum de Leite - Produto Nacional de Excelência - 3 de Abril 2018 - Lisboa

About author

Artigos relacionados

Comunicados

La Declaración de los derechos de los campesinos ante la Asamblea General de las Naciones Unidas

¡POR FIN!
La Declaración de los derechos de los campesinos ante la Asamblea General de las Naciones Unidas
En aras de la coherencia, los gobiernos de la UE deben votar a favor de la declaración
Bruselas – Jueves 25 de octubre de 2018 – Hoy la «Declaración de las Naciones Unidas sobre los derechos de los campesinos y otras personas que trabajan en las zonas rurales» será presentada ante la Asamblea General de las Naciones Unidas en Nueva York*. […]

Comunicados

A quinta da ANIPLA, situada na Companhia das Lezírias, foi o local escolhido para receber o projeto “Girl Move”.

Lisboa, 31 de Outubro 2018
Smart Farm acolhe iniciativa de empoderamento de mulheres moçambicanas
Ontem, dia 30 de outubro, a Smart Farm recebeu a visita de uma jovem natural de Moçambique, integrada no projeto “Girl Move” e do seu programa “CHANGE – Estágios de vida 2018”. […]

Comunicados

Crédito Agrícola Seguros lidera o Índice da Excelência 2018

[Fonte: Crédito Agrícola]
Seguradora Não Vida do Crédito Agrícola mais uma vez distinguida
A Crédito Agrícola Seguros foi distinguida como empresa líder no Índice da Excelência 2018 ao conquistar o primeiro lugar no sector da banca, seguros e serviços financeiros, e posicionando-se no Top 10 das Empresas de Média Dimensão (entre 51 e 250 Colaboradores). […]