2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

A Companhia das Lezírias, S.A. (CL), empresa do Grupo Parpública, obteve em 2017 o melhor Resultado Operacional jamais alcançado, que foi de 4 milhões e 166 mil euros, num registo de crescimento anual desde 2012.

Todas as áreas operacionais contribuíram positivamente sendo mais expressivos os ganhos em produtos florestais, na produção e venda de vinho e azeite e nos produtos pecuários (bovinos de carne e cavalos Lusitanos). Os resultados do arrendamento de terras deram um contributo muito significativo para este crescimento tendo totalizado 3 milhões e 155 mil euros.

Os Gastos Operacionais não sofreram alteração, apresentando até um ligeiro decréscimo 0,5% relativamente a 2016.

Para o presidente do Conselho de Administração, António Pimentel Saraiva: “Voltou a confirmar-se a melhoria dos resultados que foi muito expressiva em 2017. Os progressos feitos nas diferentes áreas de actividade da CL, desde 2012, são uma base muito sólida para continuar a alcançar êxitos futuros.

Estes resultados reflectem a desejável conciliação entre a satisfação do interesse geral mediante uma adequada gestão dos activos públicos, que compõem o património da Companhia das Lezírias, assegurando ao mesmo tempo as condições de sustentabilidade no desempenho financeiro.

Tendo sido aprovada a distribuição ao Estado de um dividendo de 2 milhões e 284 mil euros, a CL ultrapassou os 11 milhões de euros entregues ao accionista nos últimos 6 anos.”

Apesar do ano agrícola de 2017 ter sido caracterizado por uma situação de seca a partir da Primavera, as culturas permanentes de regadio (vinha e olival) beneficiaram com a ausência de chuvas durante a floração e colheita o que levou a novos máximos de produção de uva e azeitona.

A CL encara com optimismo a campanha agrícola de 2018, que parece poder aproximar-se de uma situação de maior normalidade, com a precipitação ocorrida no mês de Março.

Companhia das Lezírias Vinha

Comente este artigo
Anterior Convenção de Revendedores Kubota 2018
Próximo Fórum de Leite - Produto Nacional de Excelência - 3 de Abril 2018 - Lisboa

Artigos relacionados

Comunicados

Portugal apresenta estratégia para relançar produção de cereais

O Ministério da Agricultura apresentou, a 15 de Maio, em Elvas, num evento que reuniu mais de 350 agricultores, a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, que prevê 20 medidas, a implementar até 2022, com vista a tornar o país menos dependente da importação de cereais, estratégicos para a soberania alimentar de Portugal. […]

Últimas

Inovação da Guloso leva aos consumidores tomate colhido e embalado em menos de 24 horas

Celebrando o final de mais uma campanha de tomate, a Guloso apresentou no passado dia 14 de outubro a sua nova gama Guloso Colheita Fresca, tomate ribatejano, colhido e embalado em menos de 24 horas, conservando a frescura e o sabor natural do tomate fresco.
A nova gama de derivados de tomate Guloso Colheita Fresca inclui, […]

Comunicados

Hidro-Ibérica: Porque é a paixão pelo que fazemos, que nos move…

[Fonte: Hidro-Ibérica]
Foi com imenso orgulho, que a Hidro-Ibérica recebeu uma Menção Honrosa, categoria Fornecimentos, pela sua participação na 2ª edição dos PT Water Global Awards, prémio que tem como objetivo premiar a internacionalização do cluster português da água.
Pela primeira vez o prémio foi concedido a um projeto de instalação agrícola, […]