Fórum Anual Vinhos de Portugal: Balanço das exportações e mercados estratégicos para 2020 – 4 de dezembro – Caldas da Rainha

Fórum Anual Vinhos de Portugal: Balanço das exportações e mercados estratégicos para 2020 – 4 de dezembro – Caldas da Rainha

O desempenho das exportações dos vinhos portugueses, a evolução, expectativas e condicionantes do mercado nacional e o Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2020 vão ser dados a conhecer no Fórum Anual Vinhos de Portugal.

O evento, uma iniciativa da ViniPortugal, realiza-se no dia 4 de Dezembro, a partir das 9h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Em 2018 Portugal ocupava o 9.º lugar no ranking mundial de países exportadores de vinhos, atrás da Nova Zelândia e estando à frente de países como África do Sul e Argentina. No ano passado Portugal exportou mais de 803 milhões de euros em vinhos, um aumento de 3% face a 2017. É objectivo da ViniPortugal que as exportações dos vinhos portugueses cheguem aos mil milhões de euros em 2022.

Promovido anualmente pela ViniPortugal, o Fórum Vinhos de Portugal pretende ser um momento de análise e de debate sobre a realidade do sector vitivinícola nacional, com o contributo de entidades reguladoras e de promoção, produtores e convidados de áreas relevantes, e o palco para a apresentação da estratégia de promoção nacional e internacional dos Vinhos Portugueses para o ano seguinte.

PROGRAMA

9h00: Registo dos participantes

9h30m: Abertura

10h00m: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (IVV)

As Exportações 2019: dados mais recentes

O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes

10h45m: A Sustentabilidade do Sector do Vinho: Condicionantes económicas e sociais e o contributo do sector para os novos desafios ambientais

Orador: António Marques Filipe, Symington Family Estates.

Mesa Redonda: Arlindo Cunha – Moderador, João Roquette (Esporão), Anselmo Mendes e Rosa Amador (ADVID).

12h00m: Pausa para café

12h30m: Plano sectorial de Marketing e Promoção para 2020 (Parte I)

EUA, Europa e Angola

13h15m: Pausa para almoço

14h45m: Apresentação da nova campanha de comunicação da Marca

14h50m: Apresentação da nova campanha do Wine in Moderation

15h00m: Plano sectorial de Marketing e Promoção para 2020 (Parte II)

Canadá, Brasil e Ásia

15h45m: Debate

16h30m: Encerramento

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Ligar "Vila Viçosa a Alqueva é inviável", mas "a vila assenta num reservatório de águas subterrâneas que recupera muito rapidamente assim que chover", diz André Matoso (c/som)
Próximo Workshop: Técnicas reprodutivas em pequenos ruminantes - 13 de dezembro - Portalegre

Artigos relacionados

Últimas

Açores admitem plano para fazer face a prejuízos na venda de queijo para os EUA

O titular da pasta da Agricultura, citado em nota de imprensa, declarou que “se se verificar que o agravamento das taxas aduaneiras dos Estados Unidos não for alterado e influenciar as vendas do queijo de São Jorge naquele país, […]

Sugeridas

Estudo do Parlamento Europeu sobre PAC post 2020

Estudo do Parlamento Europeu para preparar a “workshop” sobre o futuro da PAC pós 2020 realizado a 8 de Novembro. Temas: futuro dos pagamentos diretos, […]

Nacional

Incêndios: União Europeia reitera estar preparada para aumentar assistência a Portugal

“A Comissão está a seguir atentamente a situação dos incêndios florestais em Castelo Branco. Os nossos pensamentos estão com todos os afetados e com os bombeiros que estão a trabalhar em condições muito difíceis”, […]