Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Visite e vote no seu preferido

A 15.ª edição Festival Internacional de Jardins Ponte de Lima (FIJ) encontra-se a decorrer até 31 de Outubro. Artistas, designers, jardineiros, e arquitectos paisagistas de 9 países, propõem a sua visão dos “Jardins do Fim do Mundo”, o tema desta mostra de cultura ao ar livre.

E saiba que já estão abertas as inscrições para a edição de 2020, no site do evento, aqui.

As flores, aos milhares, tomam Ponte de Lima de assalto, compondo estas compõem o cenário para uma das “mais incríveis mostras de arte contemporânea aliada aos jardins, em toda a Península Ibérica”, diz fonte institucional da autarquia de Ponte de Lima.

12 jardins efémeros

Dividido em 12 jardins efémeros, 11 dos quais nunca antes vistos, o passeio pelos jardins é uma “experiência total que desperta não menos do que os cinco sentidos. Por entre cantos e recantos, essências, percursos, e espelhos de água, as novas espécies constituem um pequeno oásis em plena ribeira Lima. No FIJ, respira-se arte, por meio da integração paisagística em prol sensibilização ambiental”, acrescenta a mesma fonte.

O espaço que, em simultâneo, cultiva arte, ciência e botânica, alavanca o momentum para alertar para os sintomas da crise ecológica, imaginando, através da prática artística, estratégias de regeneração ambiental, tendo em conta a configuração dos recursos materiais, e imateriais, como o imaginário, a cultura, e a memória, na distinção paisagística.

Pode ver os jardins aqui.

Ambiente

Comprometido com questões ambientais, o Festival Internacional de Jardins põe em marcha uma revolução silenciosa, sensibilizando a comunidade para a integração de dois mundos, o natural e o artificial, prol da sustentabilidade.

O evento tem vindo a ser premiado e distinguido internacionalmente, vendo por si passar, nos últimos 15 anos, mais de um milhão de visitantes.

Vote no seu preferido

A entrada no FIJ tem o valor de 1€, e o público tem até ao último dia de Outubro, a oportunidade para fazer valer a sua opinião, votando no seu jardim favorito, em plena visita ao recinto.

A autarquia salienta que já estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Festival Internacional de Jardins. A 16.ª edição subordina-se ao tema “A Religião nos Jardins”, e as propostas devem ser submetidas no site do FIJ (aqui) até 15 de Novembro, sendo que todos os interessados podem concorrer.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Fogo do Fundão em fase de rescaldo e vigilância
Próximo COVA DA BEIRA 2020 lança concurso para o co-financiamento de projectos de diversificação de actividades na exploração agrícola

Artigos relacionados

Últimas

Caldas da Rainha recebe conferência sobre estatuto da agricultura familiar

Tem lugar na tarde de hoje, 12 de Julho, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Oeste, […]

Últimas

Macfrut Digital disponibiliza antevisão online

Já está online uma antevisão da Macfrut Digital, a feira em formato virtual que este ano vai substituir, devido às condicionantes da […]

Dossiers

Exportação de Carne de Bovino para Hong Kong

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) congratula-se com a notícia recente de que Portugal está habilitado a exportar carne de bovino […]