Evaporação, barragens e água potável.

Evaporação, barragens e água potável.

[Fonte: BestWeather]

A evaporação da água em barragens e reservatórios é um elemento bastante importante na gestão dos recursos hídricos, em especial em Países cujo clima observa um período ou estação seca, como é o caso do clima Mediterrâneo ou do Tropical .

Em climas desérticos e semi-desérticos, onde a estação seca ocupa praticamente todo o ano, é fulcral evitar as perdas de água por evaporação.

As taxas de evaporação são tanto maiores quanto mais intensa a radiação solar incidente, mais intenso o vento e maior a temperatura.

Em locais como Portugal, onde temos uma estação seca coincidente com meses quentes, com muito sol e bastante vento, a evaporação potencial diária chega a superar os 10mm/dia.

Isto corresponde a cerca de 10 litros de água por metro quadrado por dia que são perdidos para a atmosfera durante alguns meses seguidos… é muita água!

evaporação

Felizmente já temos tecnologia para evitar estas perdas por evaporação em reservatórios.

Há locais do mundo onde se utilizam esferas de um material resistente, preenchido por água, que ao cobrir a superfície da água ajuda a limitar a evaporação até 80-90%.

Alem disso, estas esferas bloqueiam a radiação solar, o que diminui o crescimento de algas, diminui a presença de certos microorganismos, e assim, reduzem a necessidade de tratamento químico da água.

Outro efeito destas bolas de plástico é impedir reacções fotoquímicas entre a luz solar e elementos minerais nas águas, que podem gerar elementos nocívos para a saúde.

Este tipo de acção é, no entanto, impraticável em barragens dado que iria destruir os ecossistemas associados a estas.

Apesar de serem ecossistemas artificiais, as barragens após a sua construção passam por um processo de equilíbrio com o meio envolvente e acabam por gerar um ecossistema onde subsistem várias espécies…..um pouco como os campos de cultivo ou outros ambientes criados pelo homem.

Se formos cobrir as barragens com material que impede a entrada da luz solar, ocorreria de imediato uma alteração profunda nas condições ambientais, que poderia gerar uma série de questões como por exemplo grande mortandade nos organismos aquáticos, com consequências para a biodiversidade de rios inteiros.

Uma solução para este problema já se aplica nos EUA e passa por captar água das barragens e move-la para reservatórios totalmente controlados, onde ai se pode aplicar esta tecnologia das esferas de protecção, sem prejudicar as condições ambientais nos locais de origem da água.

Esta tecnologia de captação de água até tem um elemento positivo que é a não necessidade de que essa água seja captada em barragens…

A construção de barragens é sempre uma situação que acarreta uma série de perturbações ás condições ecológicas e biofísicas dos rios, já que atuam como barreiras físicas ao movimento de sedimentos, com impactos na deriva sedimentar nas áreas costeiras, dificultam a movimentação dos seres vivos e alteram as condições de temperatura e oxigenação das águas, entre outros.

Por estes motivos a construção de barragens deve ser sempre muito bem estudada e se for possível utilizar métodos menos invasivos esses deverão ser prioritários.

Comente este artigo

O artigo Evaporação, barragens e água potável. foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Anterior UE líder no comércio agroalimentar a nível mundial
Próximo Groquifar contrata Manuela Cordeiro para secretária-executiva

Artigos relacionados

Dossiers

Reunião dos 18 meses do projeto SEAFOOD TOMORROW

[Fonte: IPMA]

Rotacao de Noticias

Reunião dos 18 meses do projeto SEAFOOD TOMORROW
2019-06-04 (IPMA)
Decorreu em Ghent, Bélgica, nos dias 14 e 15 de Maio de 2019 a reunião de Coordenação dos 18 meses do projeto europeu SEAFOODTOMORROW (ref. […]

Comunicados

O Agroportal tem novidades na nossa área de Meteorologia

Porque a Meteorologia é importante. Porque não queremos parar de crescer. Criámos novas funcionalidades na nossa área de Meteorologia:
Um mapa nacional de Evapotranspiração
Com este mapa, que tem o estado real e previsões da água que se perde no solo, […]

Notícias meteorologia

Previsão de longo prazo – Previsão mensal – 01 jul. a 28 jul. 2019

Precipitação total com valores acima e temperatura média com valores abaixo do normal […]