Estremoz: O mundo rural e agrícola alentejano em exposição

A exposição intitulada “Mundo Rural e Agrícola Alentejano pelas mãos de J.A. Capela e Silva” vai poder ser visitada a partir de sábado na Galeria Municipal D. Dinis, em Estremoz, no distrito de Évora.

Segundo a câmara municipal, José Alves Capela e Silva foi um investigador que “dedicou grande parte da sua vida aos estudos etnográficos e filológicos da região alentejana, cujas temáticas abordaram a ruralidade e a atividade agropastoril”.

Além do seu trabalho como investigador, Capela e Silva destacou-se ainda como escultor em madeira. É esse seu trabalho que é apresentado nesta exposição e que inclui peças que retratam figuras rurais femininas e masculinas, com trajes “fielmente reproduzidos”, em cenas da vida rural e agrícola alentejana.

Os trabalhos, em exposição até ao dia 28 de novembro, pertencem ao acervo do Museu Rural de Estremoz, que teve em Capela e Silva uma “ajuda preciosa” na sua fundação, em 1951.

Comente este artigo
Anterior Ambição Agro 2020-30: O contributo da CAP para a recuperação económica de Portugal foi hoje apresentado perante uma plateia que juntou o Presidente da República, governantes e representantes de vários ministérios
Próximo ICNF abre inquérito por causa da marcação de árvores para abate na serra da Lousã

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de Emprego – Técnico- Comercial (M/F) – Baixo Alentejo

Empresa de elevado prestígio, líder de mercado na comercialização de produtos para a agricultura, pretende admitir para integrar a área comercial.

Dossiers

Abril finaliza con pocos cambios en los precios de las almendras

La estabilidad se mantiene en el mercado de las almendras, donde las cotizaciones apenas varían en las distintas lonjas y mercados nacionales. […]

Nacional

Árvore portuguesa de 2020 é o castanheiro de Vales

Este castanheiro, uma das árvores mais grossas de Portugal, tem 21 metros e um perímetro de tronco de 14 metros.

A árvore portuguesa de 2020 é o castanheiro de Vales, […]