Este ano “não haverá com certeza problemas de abastecimento público, e de regadio serão apenas pontuais”, garante à RC dir. reg. de Agricultura

Este ano “não haverá com certeza problemas de abastecimento público, e de regadio serão apenas pontuais”, garante à RC dir. reg. de Agricultura

[Fonte: Rádio Campanário] Foram identificadas cerca de 10 barragens na região Alentejo que apresentam baixos níveis de armazenamento, que poderão pôr em causa as campanhas de rega.

José Velez, Diretor Regional Adjunto da Agricultura e Pesca do Alentejo, afirma em declarações a esta estação emissora que “Alqueva alimenta ou pode alimentar a maior parte delas”.

“A nível de culturas não é um ano muito grave, a nível de barragens sim, porque não houve possibilidades de recuperarem”

O dirigente diz à RC que a seca, “pelo menos este ano, não será seguramente um problema para Beja”. Vigia e o Monte da Rocha, por outro lado, são barragens “em que os problemas poderão ser mais complicados”, à semelhança de anos anteriores em que sugiram com níveis de armazenamento perigosamente baixos, com complicações a nível do abastecimento das populações e obrigando ao racionamento da água utilizada pelos agricultores na rega.

O dirigente assegura que “salvo algumas exceções”, “não haverá com certeza problemas de abastecimento público, e mesmo a nível de regadio serão apenas problemas pontuais”.

Comente este artigo
Anterior Barragens no Alentejo tinham menos 10% de água armazenada que o esperado em abril
Próximo Pres. IFAP considera 700M € insuficientes e diz que “vamos ter de encontrar novas formas de financiamento para alavancar a agricultura”

Artigos relacionados

Últimas
Nacional

Natexpo 2019 de 20 a 22 de Outubro

A edição de 2019 da feira internacional de produtos orgânicos Natexpo terá lugar de 20 a 22 de Outubro, em Paris, […]

Comunicados

Correções de densidades para minimizar estragos causados por espécies cinegéticas podem ser autorizadas durante estado de emergência

A ANPC congratula-se com a decisão tomada pelo ICNF no sentido de permitir a realização de ações de correção de densidades de espécies […]